29/12/2021 12:04 | Educação

Cartão escola 10 fomenta sonhos e traz novas possibilidades aos alunos da rede estadual

Solenidade marcou o início do repasse que deve mudar a vida de 116 mil alunos da rede estadual

Thiago Ataíde

Beatriz Rodrigues, sob supervisão

Investir, poupar, abrir seu próprio negócio e empreender. Esse é o objetivo de Alice Ribeiro, da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, ao receber o pagamento do maior programa de repasse financeiro estudantil do país: o Cartão escola 10, na última segunda-feira (27). "Com essa bolsa quero montar minha lojinha de bijuteria, quero investir em curso de marketing, comprar os materiais e dar meus primeiros passos na minha independência financeira", explica a estudante. A conquista histórica injeta R$ 166 milhões na economia de Alagoas.

"Esse é o maior programa de combate à evasão escolar do Brasil. Por meio desse programa, os estudantes podem sonhar com o seu futuro e devolver para a sociedade por meio de formações e serviços. Com o empenho do governador Renan Filho estamos tornando esse programa uma realidade para milhares de alunos ainda este ano e iremos beneficiar todos os 116 mil estudantes aptos a receber o benefício até o fim do próximo mês. Essa é uma verdadeira revolução na educação e que vai mudar para sempre a vida dos nossos alunos”, ressalta Rafael Brito.

Para os estudantes concluintes da 3ª série do ensino médio, o repasse, de até R$ 2.600, será destinado para ajudar em seus primeiros passos após a conclusão de parte dos estudos e serão decisivos em suas vidas. Nathalia Jacqueline , Alessandro Melo, e Estefany Santos, da Escola Estadual Moreira e Silva, vão utilizar a bolsa para investir em cursos profissionalizantes e para ajudá-los no nível superior.

"Quero fazer um curso de Excel, me profissionalizar, investir na minha futura graduação de Psicologia. Esse dinheiro é muito importante e, com ele, a gente tem as ferramentas necessárias para crescer", conta Alessandro.

Poupar e render

Alguns vislumbram voos ainda mais altos. É o caso de Ellys Regina, estudante da Escola Estadual Geraldo Melo, de Maceió, que pretende utilizar para aplicar a bolsa no Tesouro Direto e na compra de ações.

"Como jogada de mestre, esse benefício chegou para me dar essa chance de poder começar algo. Quero investir na bolsa de valores e poder fazer esse dinheiro render. Para mim, isso foi uma reviravolta, eu me sinto mais segura e feliz por ter ganho esse benefício", ressalta a estudante.

Já o Jackson Matheus, pretende poupar o dinheiro e investir em cursos preparatórios para concurso público. "Quando soube da notícia do Cartão Escola 10 fiquei muito feliz, pois, agora, vou poder investir em inscrições de concurso e em cursinhos preparatórios, meu sonho desde criança. E, agora, está nas minhas mãos", acrescenta o estudante.