08/02/2022 18:09 | Educação

Cartão escola 10 beneficia estudantes vacinados na volta às aulas


Jonathan Lins


Joyce Andrea, sob supervisão

A Bolsa Retorno do Programa Cartão Escola 10 beneficiará novamente os estudantes do Ensino Médio e Médio EJA da Rede Pública Estadual, com o início do ano letivo de 2022. Porém, dessa vez, o benefício será condicionado aos alunos que retornarem à escola com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19. A medida foi oficializada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da portaria Nº 3.032/2022, publicada no Diário Oficial de Alagoas nesta terça-feira (08).

O incentivo à retomada será pago pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio da Seduc,, no valor de R$ 500,00 aos estudantes que apresentarem o comprovante de vacinação com as duas doses da vacina. Para ser contemplado, o aluno deve ter a primeira dose da vacina até o dia 28 de fevereiro, de acordo com a publicação. 

Para o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, a medida irá garantir ainda mais segurança na volta às aulas para o ano letivo de 2022.“O cartão escola 10 é o maior programa de combate à evasão escolar do país e agora será um grande aliado na segurança sanitária de toda a comunidade escolar. Sob a determinação do governador Renan Filho, professores e servidores da educação estão se desdobrando para tornar esse programa que já beneficiou mais de 95 mil pessoas, uma realidade para todos os nossos jovens. Seguiremos trabalhando para que todos que tenham direito sejam beneficiados e, dessa forma, ampliaremos a vacinação de forma significativa em todo o estado”, ressalta Rafael Brito. 

Os Professores Mentores serão responsáveis por informar, no site do Sigepro (http://sigepro.educacao.al.gov.br/ escola10/), a lista dos estudantes e das respectivas turmas que completaram o ciclo vacinal, até o quinto dia útil do mês seguinte à aplicação da segunda dose da vacina. O pagamento deve ser feito por meio de conta Caixa Tem da Caixa Econômica Federal, como já utilizado pelo programa para pagamentos anteriores. 

Outros benefícios 

Para o ano letivo de 2022, o programa Cartão Escola mantém também os outros dois benefícios concedidos aos alunos do ensino médio regular e do EJA Médio, a bolsa frequência, de R$ 100 por mês aos alunos que frequentarem 90% das aulas; e a bolsa conclusão, que premia os alunos concluintes do ensino médio com 2 mil reais