15/11/2023 13:30 | Utilidade PúblicaCapacitação

Carreta-escola aporta em Delmiro Gouveia para cursos de capacitação em energia solar

Ação é fruto de parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Delmiro, o Plano Nordeste Potência e iniciativa privada

Carreta-escola aporta nesta quinta-feira (16) em Delmiro Gouveia para cursos de capacitação em energia solar

Ascom Plano Nordeste Potência

Livia Leão e Ascom Plano Nordeste Potencia /Clima Info

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável, Alagoas recebe a carreta-escola do Road Show ABGD Huawei Solar. Fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), da Prefeitura de Delmiro Gouveia, do Plano Nordeste Potência e iniciativa privada, o projeto ocorrerá entre os dias 16 e 22 de novembro, na Praça de Eventos Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia.

Com o crescimento do setor de energias renováveis no Nordeste, que deve gerar mais de 2 milhões de empregos na região, o projeto percorre o Brasil levando conhecimento e capacitação em geração de energia renovável, como a solar. Em Delmiro, serão realizados dois tipos de cursos de capacitação. A bordo, além de sala de aula, os alunos têm contato com um sistema fotovoltaico – módulos, baterias, condutores, inversores.

A carreta-escola também ficará aberta para visitação. Um sistema de geração de energia elétrica a partir da luz solar garante o funcionamento da sala de aula itinerante, de um espaço para workshops e de uma casa funcional.

Os cursos, um introdutório e outro avançado, são resultado de uma parceria entre o Plano  Nordeste Potência, a Sedics, a Prefeitura de Delmiro Gouveia, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), responsável, ao lado da Huawei, pela carreta-escola com o apoio de outras empresas do mercado de energia solar.

Serão oferecidos os cursos “Introdução aos Fundamentos e Dimensionamentos do Sistema Fotovoltaico” (energia solar), destinado a todos que querem conhecer como funciona a geração de energia solar, e “Integração e Aprofundamento Técnico do Sistema Fotovoltaico”, direcionado a quem já atua no setor e busca se atualizar com o que há de mais novo em geração distribuída.

Para a secretária Alice Beltrão, a iniciativa é uma oportunidade para proporcionar uma experiência única para população. “Nosso estado tem trabalhado para atrair investimentos para a geração de energias renováveis. E com os cursos de capacitação, temos a oportunidade de garantir que as empresas tenham mão de obra qualificada, genuinamente alagoana”, explicou.

Para o Plano Nordeste Potência, a capacitação técnica é fundamental para que os postos de trabalho gerados na região pelo setor de energias renováveis sejam ocupados por mão de obra local, proporcionando uma transição energética justa e inclusiva.

“No contexto da transição energética do Nordeste, quando fontes poluentes gradativamente dão lugar às renováveis, os cursos oferecidos pela carreta-escola certamente vão criar mais oportunidades para a população local”, diz a coordenadora de articulação do Plano Nordeste Potência, Fabiana Couto.