22/06/2023 10:49 | Educação

Caravana Ideb inicia 2ª etapa com visitas a escolas do Litoral Sul, Zona da Mata, Agreste e Sertão

Equipes da Seduc ofertam acompanhamento direto às escolas da rede estadual; meta é aprimorar a aprendizagem


Equipe da Seduc da Caravana Ideb reunida

Cortesia


Manuella Nobre

A Caravana Avança Ideb, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), segue firme com a missão de preparar as escolas da Rede Pública Estadual a alcançarem as metas pactuadas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esta semana, técnicos da Superintendência de Gestão da Rede iniciaram a segunda etapa do projeto, com visitas a escolas localizadas nos municípios de São Miguel dos Campos, Coruripe, Boca da Mata, Arapiraca e Santana do Ipanema.

 


De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, as visitas têm como objetivo o acompanhamento e sensibilização acerca das metas, com as equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) levando orientações importantes aos profissionais responsáveis pela gestão escolar – como gestores, coordenadores, articulares de ensino e secretários escolares – sobre os índices e as ações voltadas à melhoria da aprendizagem.

 


“Além de ajudar as escolas a alcançarem as metas pactuadas, buscamos, também, e principalmente, a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Estamos passando em cada escola para fazer um diagnóstico, avaliando a realização do primeiro conselho de classe, a fim de verificar frequência e nível de aprendizagem, além de definir estratégias para organizar a busca ativa dos estudantes entre os quais foi identificado o risco de abandono escolar. Buscamos também para saber os resultados da primeira avaliação diagnóstica, se foram seguidas as orientações pedagógicas, identificando possíveis dificuldades e a expectativa com relação ao alcance da meta”, explica Dileusa.

 


Com trabalhos iniciados ainda em março deste ano, quando a Seduc começou a promover formações com foco na pactuação das metas, a Caravana seguirá percorrendo as unidades de ensino das 13 Gerências Especiais de Educação (Gees) espalhadas por todo o estado.