27/04/2023 10:50 | Educação

Caravana Avança IDEB mobiliza escolas para melhorar índices da Educação

Iniciativa promove ações que orientam estudantes rumo à preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Dia D acontece nesta quinta-feira

Caravana Avança IDEB promove um ciclo de formações para profissionais de Educação

Thiago Ataíde

Ana Paula Lins

A melhoria dos índices educacionais é uma das principais missões da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). E com o intuito de fortalecer a Educação Básica no estado, gestores da Seduc estão percorrendo as 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) e suas respectivas escolas com a Caravana Avança IDEB, iniciativa que promove um ciclo de formações que visam preparar as equipes na busca por melhores resultados de aprendizagem, além de pactuar metas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Uma das principais ações desta mobilização é o Dia do D do SAEB, que acontece nesta quinta-feira (27).

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) permite que as escolas brasileiras avaliem sua qualidade de ensino por meio da aplicação de provas de proficiência. Este ano, as provas acontecem no período de 23 de outubro a 03 de novembro, e os resultados de cada escola nestes testes serão utilizados para o cálculo do IDEB da instituição. O Dia D tem como principal objetivo conscientizar a comunidade escolar acerca da importância desta avaliação.

“Neste dia D, todas as nossas 312 escolas vão se mobilizar de alguma forma para conscientizar a comunidade acerca da importância do SAEB, e para que também se conheça a meta pactuada para a instituição na edição 2023 do IDEB”, explica a secretária especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Roseane Vasconcelos.

Integração

De acordo com dados da Secretaria Especial de Gestão da Rede Estadual de Ensino, a Caravana do Avança IDEB 2023 alcançará 172 mil estudantes da rede estadual, 573 gestores das unidades de ensino, 308 secretários escolares/agentes administrativos, 13.789 professores efetivos e contratados, 54 inspetores educacionais e 13 técnicos do Sistema de Gestão do Estado de Alagoas (Sageal), além de coordenadores pedagógicos, articuladores de Ensino e técnicos das regionais.

Roseane frisa que a união de toda a comunidade escolar é essencial para que se alcance bons resultados educacionais. "Só a união de toda a comunidade escolar pode trazer melhorias e, por isso, nossas ações são contínuas. E, ao final do ano, também premiaremos as escolas que mais se destacarem nessa mobilização do IDEB", adianta.

Pactuação

Nessa quarta-feira (26), durante lançamento dos programas estratégicos da Educação para o ano de 2023, no Centro de Convenções, houve a assinatura do contrato entre a Seduc e gestores escolares para a pactuação de metas estabelecidas para as escolas estaduais no IDEB 2023.

Na ocasião, os gestores foram representados pela equipe da Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira Barbosa, de Ibateguara. Em 2021, a instituição registrou o melhor IDEB do ensino médio em Alagoas, com pontuação de 6,2.

A gestora Raabe Omena conta que, à época, a busca ativa pelos alunos evadidos e o mapeamento do território ao qual a escola pertence foram fundamentais para o resultado.

"Para 2023, a busca ativa e o mapeamento do território continuam sendo nossos carros-chefes, mas também investiremos em formação continuada para professores e em aulas diferenciadas para nossos alunos, inclusive fora do ambiente escolar. Dessa forma, acreditamos que alcançaremos as metas projetadas para a nossa escola, que serão ainda maiores do que o resultado de 2021", destaca a gestora.

Raabe Omena assina pactuação das metas para o IDEB 2023