28/02/2024 18:12 | SaúdeDireitos Humanos

Caps Casa Verde celebra 28 anos de atividades

Unidade é pioneira na área da saúde mental com o cuidado em liberdade


Diversas atividades interdisciplinares são realizadas com os usuários

Ascom Hospital Portugal Ramalho


Betty Costa / Ascom Hospital Portugal Ramalho

Um dos mais importantes equipamentos públicos na assistência em saúde mental em Alagoas, e pioneiro no cuidado em liberdade, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Casa Verde comemora 28 anos de atividades nesta quinta-feira (29/02). Vinculado ao Hospital Escola Portugal Ramalho, a unidade é referência na formação de profissionais em saúde mental, tanto da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) como de outras instituições de ensino.


“O Caps Casa Verde tem um patrimônio artístico, humano e cultural que evidencia a riqueza e possibilidades de inserção social das pessoas em sofrimento mental”, destacou Maria Derivalda Andrade, diretora-geral do Hospital Escola Portugal Ramalho.

 

Quando surgiu em 1996 como serviço alternativo e inovador, o Caps Casa Verde foi instalado inicialmente em espaço anexo ao Portugal Ramalho, onde funcionava uma ala feminina à época. O serviço permaneceu neste local até meados de 2017, quando neste período ganhou casa nova, sendo transferido para um imóvel alugado no bairro do Pinheiro e, posteriormente, retornado à unidade hospitalar, em 2019, por necessidade de evacuação do prédio, em razão de problema ocasionado pela mineradora Braskem. 

 

Desde 2020 a unidade funciona em um novo endereço, no bairro da Pitanguinha. No local são atendidos cerca de 700 usuários, que recebem atendimento de equipe Interdisciplinar.


 


“A organização dos serviços, o exercício competente de atenção psicossocial, aliada à estratégia de Educação Permanente em Saúde, conduz a construção de uma articulação contínua e recíproca entre  docentes, estudantes, equipe técnica do Caps Casa Verde e demais profissionais colaboradores, numa perspectiva interdisciplinar”, ressaltou a coordenadora do Casa Verde, Aureana Lavenere, chamando a atenção, sobretudo, para a equipe multiprofissional que interage aprimorando e reorientando os  serviços ofertados à população usuária. 

 

Segundo Aureana, desde 2010 o Caps Casa Verde vem pleiteando sua habilitação, que já foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-AL) e, por intermédio da Coordenação Estadual de Saúde Mental de Alagoas, recebeu verba antecipatória do Ministério da Saúde para adequação física. “Porém, ainda estamos em processo de construção para habilitação, estamos buscando alinhar todos os inúmeros critérios que são exigidos para este ato”, completou.

 

Para uma usuária que desde seus 21 anos de idade é assistida pelo Casa Verde, o serviço não pode parar. Ela diz que o convívio e as atividades terapêuticas que participa a auxiliam a conseguir uma maior autonomia de vida, por se tratar de uma casa de assistência mental que evita internamentos.  “Não há lugar melhor para meu tratamento. O Caps me livra do sofrimento, ameniza minhas crises e me liberta do isolamento em hospitais psiquiátricos”, confidenciou.

 

As comemorações pelos 28 anos do Caps Casa Verde acontecem nesta quinta-feira, às 15h, na sede da unidade, na Pitanguinha.