19/09/2023 17:59 | SaúdeDireitos Humanos

Capacitação sobre acolhimento de pessoas em situação de rua é realizada no Hospital Regional da Mata

Equipe multiprofissional da unidade, localizada em União dos Palmares, passou pela capacitação nesta terça-feira (19)

Capacitação visa assegurar que pessoas em situação de rua recebam assistência qualificada nas unidades de saúde do Estado

Carla Cleto / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) segue com o cronograma de capacitações para qualificar profissionais de saúde sobre o acolhimento e cuidado às pessoas em situação de rua. Nesta terça-feira (19) a ação aconteceu no Hospital Regional da Mata (HRM), localizado na cidade de União dos Palmares, e contemplou a equipe multidisciplinar da unidade.

A meta é capacitar toda a equipe multiprofissional que atua na assistência da Rede Hospitalar Estadual, assegurando um atendimento mais humanizado e adequado com as necessidades dessa população. “O SUS [Sistema Único de Saúde] garante o atendimento universal a todos os brasileiros, e os profissionais que fazem a Sesau estão comprometidos em assegurar esse direito constitucional, especialmente para os que se encontram em situação de rua”, destacou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

O gestor ressaltou, ainda, que o cuidado e acolhimento das unidades de saúde frente a essa população é essencial para a garantia dos direitos básicos. “Com o acolhimento adequado e entendendo as necessidades específicas das pessoas, pode-se criar um cenário de efetiva mudança e superação na vida desses alagoanos. A Sesau espera fazer sua parte nessa questão complexa, que além da garantia dos direitos, é humanitária”, declarou o gestor da pasta da saúde.

Programação

As capacitações terão continuidade nesta quarta (20) e quinta-feira (21) no Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, em Maceió. No dia 25 será a vez dos servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Deodoro, e nos dias 26 e 27, a unidade contemplada será o Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, em Maceió.

Já no dia 28, a Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá seus servidores capacitados, e nos dias 4 e 5 de outubro, a iniciativa terá como público alvo a equipe da UPA Jaraguá, em Maceió. A ação prossegue nos dias 9 e 10 de outubro na UPA Cidade Universitária, nos dias 16 e 17 na UPA Chã da Jaqueira, e nos dias 18 e 19 de outubro na UPA Marechal Deodoro, onde serão encerradas as capacitações.