08/03/2024 13:31 | Saúde

Capacitação em manejo de crise convulsiva garante atendimento de excelência no Hospital da Criança de Alagoas

Treinamento aconteceu durante toda semana e contou com a participação de equipes multiprofissionais


Equipes multiprofissionais participaram de capacitação sobre manejo na crise convulsiva

Nataly Lopes / Ascom Sesau


Nataly Lopes / Ascom Sesau

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, realizou entre os dias 6 e 10 de março de 2024 uma capacitação sobre manejo na crise convulsiva voltada para os profissionais que atuam na unidade hospitalar, localizada no bairro Jacintinho.


A enfermeira Renata Almeida, que faz parte do NEP, foi responsável por ministrar a capacitação com os servidores do hospital e sanou as principais dúvidas dos colaboradores. “Esse treinamento aconteceu em serviço durante uma semana para que a gente tivesse o maior número de profissionais habilitados e capacitados para agir diante de uma urgência como a crise convulsiva”, disse a profissional.


A convulsão é caracterizada por movimentos bruscos, involuntários e descoordenados que geralmente levam à perda de consciência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial sofre com crises convulsivas. Alguns fatores como febre alta, tumor cerebral, hipoglicemia, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e meningite podem causar uma convulsão.


Os profissionais foram divididos em duplas e realizaram um quiz online para saber quais equipes sabiam mais sobre o tema. A enfermeira Ana Helena fez parte de uma das duplas vencedoras. “É muito bom participar desses cursos, porque estamos em um ambiente que já requer mais cuidado e atenção sobre assuntos como esse. Aprendi muito mais aqui nessa dinâmica com os colegas”, ressaltou a profissional que saiu muito empolgada.