13/04/2023 18:41 | Agricultura

Câmara Temática avança no debate com MDA no acesso ao crédito e cadastro de agricultores

Reunião do Consórcio Nordeste ocorreu em Maceió e contou com a participação de representantes de seis estados nordestinos


Marcel Bezerra / Assessoria SDA Ceará


Thayana Araújo / Ascom Seagri

O encontro mensal das secretárias e dos secretários de Agricultura do Nordeste, realizado em Alagoas, foi encerrado nesta quinta-feira (13). A 19ª Reunião da Câmara Temática da Agricultura Familiar contou com a presença de representantes dos estados do Piauí, Sergipe, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. 


Neste segundo e último dia de reunião, foram discutidos temas de fortalecimento para produção de alimentos e comercialização da agricultura familiar com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Conab e Banco Mundial. 


“Sabemos que a capacitação técnica é extremamente necessária para fomentar a produção. Ao mesmo tempo, também é importante promover uma capacitação gerencial, para fazer com que os agricultores saibam como vender, onde vender e entendam suas margens de lucro. Essa é uma política pública aliada às cooperativas, organizações e entidades para deixá-los prontos para produzir e escoar a produção”, afirmou a secretária estadual de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas. 


O secretário-substituto da Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, José Henrique da Silva, apresentou o panorama da construção conjunta do Plano Safra e políticas de crédito, do financiamento do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), do Pronaf, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). 


“Estamos caminhando a passos largos, mas a ajuda, especialmente da região Nordeste, é importante porque precisamos produzir alimentos e proporcionar políticas de acesso para esses agricultores”, ressaltou José Henrique. 


Moisés Leandro, diretor-presidente da Emater Alagoas, solicitou ao MDA mais investimentos na assistência técnica. “O uso de crédito para o desenvolvimento tem tudo a ver com assistência técnica. Falar de agroecologia com produção de alimentos saudáveis sem considerar os sistemas de produção não é possível. Por isso, precisamos de uma estruturação da extensão rural com investimentos vindo dos órgãos federais também”, apontou. 


PAA 2023 

Por videochamada, Silvio Porto, diretor executivo da Conab, apresentou as diretrizes do novo Programa de Aquisição de Alimentos 2023, que terá R$ 500 milhões de investimento para todo o país e mais acesso às mulheres agricultoras, juventude agrícola, povos tradicionais e assentados da reforma agrária. O diretor da Companhia também apontou que este momento é de retomada de ações, com mais diálogo e articulação junto ao Consórcio Nordeste.  


“Uma novidade importante, pleiteada pelos estados, é a reformulação da metodologia de preços. Muitas vezes, não é um preço competitivo para os agricultores familiares, que ficam impossibilitados de margem de lucro para viabilizar sua produção. A Conab nos informou que teremos como dialogar e participar desta reformulação. Isso é um começo importante para a gente”, salientou a secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Monteiro. 


O próximo encontro da Câmara Temática da Agricultura Familiar será realizado em Teresina, no Piauí.