01/06/2022 17:27 | Meio Ambiente

BRK é autuada por lançar esgoto em galerias de águas pluviais de Maceió

A equipe do IMA/AL constatou o problema que afeta diversos bairros e compromete diretamente o meio ambiente e a população da capital


Caminhão a serviço da BRK tentava esgotar o vazamento para solucionar paliativamente o problema.

Ascom IMA


Clarice Maia

Moradores de Maceió denunciaram o transbordamento de esgoto sem tratamento em diversos pontos da capital. A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) constatou a irregularidade, nessa quarta-feira (1). A infração cometida pela BRK Ambiental é considerada grave e a autuação chega a R$ 100 mil.

O auto de infração entregue para os representantes da BRK foram acompanhados por duas intimações. Uma para, dentro de um prazo máximo de 10 dias, apresentar o relatório sobre o estado de funcionamento de todas estações elevatórias existentes em Maceió, isso no período entre 16 de maio a 1 de junho, apresentando inclusive informações sobre “eventuais interrupções/manutenções” nas mesmas.


A segunda intimação estabelece também o prazo de 10 dias para que a empresa apresente o “plano de contenção para situações de manutenção e/ou outros eventos que resultem no extravasamento da rede de esgoto gerida pela BRK, sob pena de multa”.

Tanto o auto de infração como as intimações foram entregues nessa quarta-feira (1). O prazo para apresentação de defesa pela autuação conta 20 dias, a partir da data de recebimento.

Segundo informações dos técnicos que estiveram nos locais, as infrações foram registradas em diversos pontos dos bairros da Jatiúca, Ponta Verde, Jaraguá e Levada. Em um dos locais, um caminhão a serviço da BRK tentava esgotar o vazamento para solucionar paliativamente o problema.