17/10/2023 13:09 | Segurança

BPTran apreende cinco quilos de drogas durante blitz de rotina

Polícia Militar flagrou outros crimes em Rio Largo, Mata Grande, Arapiraca e Joaquim Gomes nesta segunda-feira

Ascom PMAL

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apreendeu nesta segunda-feira (16), durante uma blitz de rotina no Benedito Bentes, em Maceió, cinco quilos de drogas em poder de uma pessoa, que acabou presa. Com ele, também foi encontrados R$ 834 em dinheiro e dois aparelhos celulares.

A abordagem ocorreu a partir da ordem de parada a um casal que transitava de motocicleta. O condutor tentou se evadir do local, mas sem sucesso. Constatou-se que o sistema de iluminação estava com alteração e o licenciamento, atrasado.

O indivíduo, que carregava uma mochila, aparenta nervosismo e atitudes suspeitas. Ele revelou estar levando maconha, mas que não sabia precisar a quantidade. Foram confeccionados os devidos Autos de Infração de Trânsito (AITs), a motocicleta foi removida ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e o casal foi conduzido à Central de Flagrantes, para os procedimentos cabíveis. O homem foi autuado por Tráfico de drogas e a mulher ouvida como testemunha e liberada em seguida liberada. Participaram da ocorrências as equipes Rotran Comando, Rotran Tática e Rotran 01.

Em Rio Largo, agentes do Batalhão de Polícia Militar de Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) apreenderam, por volta das 23h30 de segunda-feira, uma arma de fogo no Conjunto Antônio Lins, na Mata do Rolo. A guarnição Rotam 01 seguia em patrulhamento quando avistou um grupo de pessoas. Ao perceberem a aproximação policial, se evadiram. A equipe fez buscas pelo local, não sendo mais possível encontrar os suspeitos. Entretanto, os militares localizaram uma espingarda calibre 28 (com quatro munições intactas e quatro deflagradas), que foi deixada durante a fuga. A arma foi encaminhada à Central de Flagrantes.

Durante a tarde de segunda, no Centro de Mata Grande, a Companhia de Polícia Militar/ Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes) deteve um homem de 46 anos de idade. Ele foi preso com 512 gramas de maconha prensada e 36 bombinhas de maconha (31 gramas), além de quatro pinos de cocaína, um aparelho celular, uma balança de precisão portátil e R$ 2.032.00 em cédulas diversas.

As equipes chegaram ao local a partir de uma denúncia anônima sobre um possível ponto de venda de entorpecentes. Logo na chegada, um indivíduo que estava sentado em frente a um estabelecimento comercial se desfez de uma sacola e tentou se evadir. Ele foi interceptado pelas guarnições logo em seguida. Parte dos itens estava sob sua posse e, com a devida autorização, o restante do material foi encontrado no interior do estabelecimento.

O autor foi conduzido até a Delegacia de Polícia em Santana do Ipanema. Como o autor resistiu a ação foi necessário o emprego de algemas para resguardar a segurança da equipe, de terceiros e do próprio conduzido.

Foi registrada também uma ocorrência envolvendo crimes ambientais. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) seguia em deslocamento quando avistou duas gaiolas penduradas em um imóvel no povoado Poço da Pedra, em Arapiraca. As gaiolas continham aves silvestres.

Ao ser questionado, o proprietário, um homem de 33 anos, informou que mantinha as aves de forma irregular – configurando crime de cativeiro de animal silvestre. Com a devida autorização, foi realizada a busca no imóvel. No acesso a casa, foi encontrada uma cartucheira contendo munições. O homem, então, admitiu possuir uma espingarda calibre 28 que utilizava para caçar esporadicamente.

No local, militares apreenderam cinco espécimes de papa-capim, um canário da terra e dois jabutis. Havia também mais munições e materiais como pólvora, espoleta e esfera. Com isso, foi dada a voz de prisão. Autor e itens apreendidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Arapiraca para realização dos procedimentos cabíveis.

Ainda na tarde de segunda-feira, na comunidade Cacimbas, no município de Joaquim Gomes, o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu uma espingarda de fabricação artesanal e 20 gramas de substância análoga à maconha.

Por volta de 16h, a equipe do 14º BPM seguia em patrulhamento quando percebeu que um grupo correu em direção a uma grota ao notar a presença policial. Os indivíduos conseguiram se evadir e, apesar das buscas, não foi possível localizá-los. Porém, ao realizar uma varredura na área, os PMs encontraram uma sacola plástica, que estava escondida sob tijolos. A sacola continha o material ilícito, que foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Novo Lino.

Já em Maceió, militares do 12º BPM recuperaram um veículo que havia sido furtado durante a madrugada. O proprietário havia formalizado a queixa e acionado a PM pelo 190. Com base nas informações repassadas pelo Copom (Centro de Operações Policiais Militares), os policiais encontraram a motocicleta Honda FAN 160, de cor azul, em um trecho da Avenida Menino Marcelo, parte alta de Maceió. A moto foi encaminhada à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas.