24/09/2023 15:11 | Segurança

BPTran/AL promove passeio ciclístico alusivo à Semana Nacional do Trânsito

Cerca de 400 ciclistas uniram-se num percurso de mais de 13 quilômetros pelas ruas de Maceió no domingo


Cerca de 400 ciclistas fizeram no domingo um percurso de mais de 13 quilômetros pelas ruas de Maceió no Passeio Ciclístico coordenado pelo BPTran em alusão à Semana Nacional do Trânsito

Igor Lessa/Ascom PM


Ascom PM

Com o tema “No Trânsito Escolha a Vida”, cerca de 400 ciclistas uniram-se num percurso de mais de 13 quilômetros pelas ruas de Maceió. Na manhã do domingo (24), A Polícia Militar promoveu o Passeio Ciclístico coordenado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

 

A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito (SNT) e, em parceria com a Associação Alagoana de Ciclismo, fez alusão também ao Dia do Ciclista Alagoano, ao Dia do Ciclista Maceioense e ainda ao Dia Mundial Sem Carro, comemorados no dia 22 de setembro.  

 

A concentração ocorreu às 7h da manhã em frente à sede do batalhão, no bairro Prado, passando pela Rua Buarque de Macedo, no Centro, seguindo pela Avenida Jangadeiros Alagoanos, seguindo pelas praças Lions e Sete Coqueiros, Orla de Pajuçara, retornando pela Avenida da Paz e encerrando na sede da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), no Trapiche da Barra.



 

“Em nome do BPTran e dos que fazem o trânsito em nosso Estado, queremos agradecer aos nossos apoiadores, a cada integrante da tropa e aos quase 380 inscritos, entre militares e público civil”, ressaltou o comandante do BPTran, major Adeilson Lins de Carvalho.

 

Entre os participantes estiveram também o coronel Olegário Paes, presidente da Assomal; e os coronéis veteranos Luiz Bugarim e Ivan Aleixo, ambos, atualmente, na Reserva Remunerada. Alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) atuaram no apoio do Passeio Ciclístico.

 

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em todos os meses do ano, mas de forma concentrada neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito empenham-se em suas atividades de educação, fiscalização e engenharia para, de forma conjunta, trabalhar na construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.


 

Com o tema, “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as Campanhas Educativas de Trânsito deste ano direciona as atividades da SNT para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas tanto à Semana da Mobilidade quanto à Semana Nacional de Trânsito, direcionando as campanhas educativas durante este período.


Entre as ações desenvolvidas pela PM em Alagoas, está a atividade realizada por outra unidade especializada, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), que promove uma exposição sobre o tema. http://pm.al.gov.br/noticia/22-mais-noticias/institucionais/randomicas/4678-policia-militar-realiza-exposicao-da-semana-nacional-de-transito