04/02/2023 11:26 | Segurança

BPA realiza fiscalização ambiental na capital e no interior

Batalhao Ambiental é exemplo de trabalho integrado com a sociedade; mais de 24 mil animais foram resgatados


Ascom PM


Ascom PM

A Polícia Militar de Alagoas, por meio de seu Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), tem protegido o meio ambiente e combatido o tráfico de animais, além de orientar com palestras educativas. Em um ano, foram 145 armas de fogo apreendidas e 24.397 animais resgatados, além de centenas ações positivas em todas as regiões de Alagoas.


O comando da unidade, o tenente-coronel Jorge Francelino, comemora que o trabalho do BPA vem se destacando, principalmente por conta do serviço de inteligência da unidade, que está conseguindo mapear locais de tráfico de animais silvestres e caçadores ilegais e pelo apoio dado aí atual comando da PM de Alagoas, o coronel Paulo Amorim.


O BPA sempre tem se envolvido em assuntos relevantes para a preservação do meio ambiente , fauna , flora e mananciais. O TC Francelino reafirmou a importância da sociedade ao ajudar o trabalho dos órgãos de preservação da natureza.



Os trabalhos desenvolvidos pela guarnição se concentram nas feiras livres para coibir a comercialização de animais silvestres, pois vender ou expor à venda espécimes da fauna silvestre configura crime ambiental (previsto no artigo 29 inciso III da Lei 9.606/98). O batalhão também atende denúncias que podem ser feitas pelos telefones (82)98833-5879, 190, 181, COPOM BPA: (82) 98752-2195 ou por email: bpa@pm.al.gov.br

Todos os animais são encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para realização dos procedimentos técnicos.