19/04/2024 14:01 | EducaçãoCultura

Bibliotecas Públicas de Alagoas realizam programação especial na Semana do Livro Infantil

Crianças conhecem o universo mágico da literatura de Monteiro Lobato

As atividades fomentaram a leitura infantil nos municípios alagoanos

Ascom Secult

João Brito / Ascom Secult

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, inúmeras bibliotecas públicas de Alagoas realizaram, de 15 a 19 de abril, atividades lúdicas com apresentações, rodas de conversas, oficinas, exposições, contação de história, leitura e música voltadas para estudantes da educação infantil.

A data faz uma homenagem ao nascimento do renomado escritor paulista Monteiro Lobato, autor de grandes histórias infantis como “O Saci”, “Reinações de Narizinho” “Memórias da Emília” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Para a coordenadora dos Sistemas de Museus e Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, as atividades fomentam a leitura infantil nos municípios alagoanos. “Com essa série de atividades nas bibliotecas pelo estado, buscamos promover e incentivar, por meio de técnicas lúdicas, a leitura nacional entre as crianças. Queremos que elas tenham uma experiência única no universo da literatura infantil”,. disse a coordenadora.

Bibliotecas dos municípios de São Miguel dos Campos, Ibateguara, Japaratinga, Quebrangulo, Santa Luzia do Norte, União dos Palmares, Igreja Nova, Delmiro Gouveia e Atalaia participaram da promoção de atividades em alusão à leitura nacional infantil.

Na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, localizada em Quebrangulo, a programação atraiu cerca de 200 crianças e adolescentes da Escola Municipal de Educação Básica Jovelina Saldanha da Cunha Lima que participaram das oficinas de leitura e reconto.

Segundo a coordenadora da biblioteca, Selma Lima, o espaço é um lugar de acolhimento e recepção do público. “Estou muito feliz e emocionada com o resultado positivo da programação das atividades. As crianças precisam cada vez mais de incentivo à leitura e o resultado desse fomento a gente vê na educação”, pontuou.

Já na Biblioteca Pública José Luiz Lessa, em Ibateguara, a programação contou com a participação dos alunos da escola municipal Pedro Veloso. No espaço foram abordadas atividades lúdicas e de aprendizagem, como a roda de conversa sobre a importância do livro infantil com o auxílio dos ensinamentos do autor Monteiro Lobato. Logo após, os alunos puderam participar de uma contação de história infantil e oficinas temáticas.

“O nosso objetivo é tornar a biblioteca um espaço vivo e agradável, onde as pessoas possam se conectar com o universo mágico da leitura. Com essa programação nós queríamos promover a leitura e trabalhar as obras de Monteiro Lobato para as crianças que ainda não conheciam”, afirmou a coordenadora da Biblioteca Pública, Silvana Arruda.