08/04/2024 15:32 | Cultura

Biblioteca Graciliano Ramos realiza semana de oficinas em homenagem ao dia dos Povos Indígenas

Serão disponibilizadas 200 vagas para atividades criativas e diversificadas


Alexandre Teixeira / Ascom Secult


Ryan Charles/Ascom Secult

Buscando celebrar a rica diversidade e identidade das tradições dos povos indígenas em Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, através da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, realiza uma semana de Oficinas de Diversidade e Identidade Cultural. As vagas são limitadas e podem ser realizadas até o dia 12 de abril, em https://forms.gle/G6iHwkoTXkWkUB7XA. 

Ao todo, serão 200 vagas divididas entre oficinas de fantoches, cocar, cerâmica, desenhos e ferramentas indígenas. Essa ação é um chamado para adentrar nas profundezas da história e legado dos povos originários, evidenciando tudo que existe de melhor na cultura através da criação de artefatos, obras, narrativas visuais e muito mais. As aulas serão ministradas pelo artista alagoano Roniekson Okobayewo, que há mais de 24 anos dedica sua vida a elaborar projetos de arte popular pelo estado.

Para a supervisora da Biblioteca, Mira Dantas, essa é uma oportunidade para abraçar a comunidade indígena e compartilhar seus costumes com o público, ao mesmo tempo em que desmistifica as visões preconcebidas da sociedade sobre o assunto. “Estou muito feliz em receber as oficinas na biblioteca, um espaço vivo onde podemos promover a diversidade e o diálogo intercultural”, destacou.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 15 de abril e vão até o dia 19 de abril com turmas no horário da manhã e tarde. 


Cronograma

Crianças de 05 a 12 anos – manhã - 10h30 às 11h30

Segunda: Oficina de Fantoches – 20 vagas

Terça: Oficina de Cocar - 20 vagas

Quarta: Oficina em Cerâmica - 20 vagas

Quinta: Oficina Ferramenta Indígenas - 20 vagas 


Público 13+ - tarde - 14h30 às 15h30

Segunda: Oficina Colares Indígenas - 20 vagas

Terça: Oficina Cocar - 20 vagas

Quarta: Oficina em Cerâmica - 20 vagas

Quinta: Oficina Ferramenta Indígenas - 20 vagas

Sexta: Oficina Desenhos Indígenas - 20 vagas

Sexta: Oficina Desenhos Indígenas - 20 vagas