05/09/2022 09:43 | Utilidade Pública

Benefício emergencial já foi pago a mais de 22 mil famílias

Estado executou pagamento de primeira, segunda e terceira parcelas a desabrigados e desalojados em Alagoas

Ascom Seades

O Estado de Alagoas pagou o benefício emergencial financeiro a 22.934 famílias desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas. Dividido em quatro parcelas de R$ 500, o auxílio atende aos municípios elencados no Decreto Estadual n. 83.839, de 1º de junho de 2022 e suas alterações.

No Sistema de Gestão, criado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), estão cadastradas 26.650 famílias. Por meio a execução de duas folhas de pagamento nos dias 25 e 30 de agosto, e outra terceira no dia 03 de setembro, mais 14.119 beneficiários receberam primeira parcela do pagamento, o que totaliza 22.934 vitimas já contempladas.

Mediante o recebimento da segunda cota, o Estado já beneficiou 14.256 desabrigados e desalojados. E com a terceira, foram atendidos 3.930. Todas as etapas de pagamento foram executadas ao longo dos meses de junho, julho, agosto e setembro. As novas listas de beneficiários já estão disponíveis no site da Seades.

Aline Rodrigues, secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, avaliou a complexidade do processo de cadastramento e pagamento do benefício emergencial. “O evento das chuvas dos meses de junho e julho demandaram do Estado dedicação e resposta imediata para atendimento às famílias em situação de desabrigamento  e desalojamento. Com a aprovação do benefício emergencial e dos recursos, buscamos capacitar as equipes dos municípios atingidos de forma rápida para que houvesse presteza na identificação das vitimas”, explicou.

Previsto incialmente para quatro mil famílias, o auxílio foi estendido, em julho, para 12 mil. Em agosto, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) aprovou o financiamento de 60 milhões de reais para atender a mais de 25 mil famílias.

“Com o intuito de agilizar o processo de pagamento, criamos um sistema de informação para que os gestores municipais cadastrassem as famílias, tornando possível a sistematização imediata das informações. A Seades vem trabalhando para que o benefício chegue o mais rápido possível a todos, buscando minimizar as perdas materiais em virtude das chuvas”, complementou a titular da pasta.

O pagamento, conforme pontuou Aline Rodrigues, será estendido até novembro próximo devido à continuidade das chuvas e ao crescimento vertiginoso do número de beneficiários.

“Para algumas famílias, o pagamento será estendido até o mês de novembro, uma vez que a execução se dá em parcelas mensais e muitas famílias foram atingidas pelas chuvas de julho. Aquelas que iniciaram o recebimento das parcelas no mês de junho, deverão receber a quarta parcela ainda no mês de setembro”, informou a gestora.