10/11/2021 14:58 | Cultura

Beleza e diversidade de peças do Alagoas Feita à Mão inaugura exposição no Maceió Shopping nesta quinta (11)

Espaço que exibe o talento de artesãos do estado promovidos pelo programa permanece no centro comercial de 11 de novembro a 31 de janeiro de 2022


Jonathan Lins


William Makaisy

O artesanato alagoano que cativa e atrai cada vez mais compradores está mais uma vez embelezando os corredores do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras. Peças de roupas, chapéu de guerreiro e mosaicos de azulejos são algumas das peças sendo expostas e comercializadas no espaço Alagoas Feita à Mão. Até o dia 31 de janeiro de 2022, diversos artesãos alagoanos estarão divulgando e vendendo seus produtos no shopping mais tradicional da capital.

A iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Maceió Shopping, tem a assinatura do programa Alagoas Feita à Mão e conta com a participação de sete artesãos e diversas associações alagoanas que trabalham com bordado de Filé. A exposição trará para o público toda a cultura alagoana através de peças artesanais.

“Nós sempre tivemos os shoppings como parceiros do programa, e o Maceió Shopping nos cedeu esse espaço, que é onde vamos poder apresentar o melhor do artesanato alagoano, dentro de uma alta temporada e de um período de movimento turístico muito grande. Nós temos uma expectativa muito positiva com relação ao valor que vai ser comercializado, e essa ação com certeza vai gerar e aumentar a renda do artesão nesse período de pós pandemia”, reitera a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.




A lista de artesãos que estarão expondo suas peças no local é diversa, contando com obras da artesã Nena de Capela; Nen; Zicota, marca handmade com acessórios de decoração em crochê; Edmilson Valentim; a artista têxtil Lucia Galvão; a artesã Fulô.A, que com linhas pontos e agulhas da forma a sua arte; a artesã Salomé e algumas associações trazendo para o público o famoso bordado de filé.

Alagoas Feita à Mão

O Governo de Alagoas, por meio da Sedetur, criou o programa Alagoas Feito à Mão em 2015, com objetivo de criar ações que promovam o segmento do artesanato no estado e contribuam para a geração de renda e qualidade de vida dos artistas locais. As atividades principais são focadas nas participações de feiras e eventos nacionais, divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano e mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos.