05/03/2022 14:04 | Saúde

Bebê nasce na UPA Cidade Universitária

A mãe não sabia que estava grávida e o bebê nasceu com 46,5cm e 2,89kg


Divulgação


Bia Alexandrino

Nesta sexta-feira (04), a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Universitária, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), se surpreendeu com um atendimento inédito. A paciente Claudiane da Silva, de 34 anos, residente na capital alagoana, procurou a UPA queixando-se de dor pélvica e sangramento ao urinar. Depois de avaliação médica, a equipe descobriu que a paciente estava grávida e perto de iniciar o trabalho de parto. 

O pequeno Luiz Otávio nasceu lá mesmo na UPA, de parto normal e sem intercorrências, pesando 2,89 kg e 46,5 cm. Ele é, agora, o filho mais novo de Claudiane que já tinha uma adolescente de 17 anos, a Ana Alice. Após o parto, o bebê e a mãe foram encaminhados para a Maternidade Santo Antônio, localizada no bairro do Centro, em Maceió, e estão bem. 

A parturiente afirmou não saber com quantas semanas de gestação ela estava quando procurou a UPA. “Eu não sabia nem que eu que estava grávida. Eu só sabia que estava há cinco meses sem menstruar. Cheguei a fazer dois testes de farmácia, mas eles deram negativo. Quando soube que ia ter um bebê eu fiquei em choque, mas eu e minha família estamos muito felizes”, afirmou Claudiane, que aproveitou para agradecer pelo atendimento que recebeu na UPA. “Os profissionais que me atenderam foram maravilhosos”, concluiu. 

O atendimento clínico da paciente foi realizado pela médica Uiala Oiticica e o parto, pelos médicos Elvys Pereira, Halbate Crima e Jefferson Cavalcante. Apesar de a UPA não possuir suporte obstétrico e neonatal, o parto ocorreu relativamente rápido e sem complicações. Foram realizados, ainda na UPA, os cuidados à puérpera, como o delivramento da placenta, a revisão da cavidade uterina e suturas em algumas lacerações no canal do parto. Já o bebê teve as vias aéreas aspiradas, limpo, aquecido com um foco de luz (que normalmente é utilizado para procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade) na falta de um berçário. 

O médico Elvys Pereira explicou que a paciente chegou ao plantão com queixa de dor abdominal e, com exame médico, constatou-se um abdome gravídico, um formato sugestivo de um útero crescido, com feto desenvolvido. “Pela altura do fundo uterino, suspeitamos de uma gestação em curso em torno de 35 semanas. Informações adicionais como movimento fetal, aumento das mamas, enjoo e manchas típicas da gravidez, passaram despercebidas pela paciente. Podemos considerar que esse foi um caso de gravidez silenciosa, que é raro na medicina”, explicou Elvys. 

A supervisora de assistência social da UPA Cidade Universitária, Ana Lúcia, fez o acolhimento da paciente e afirmou que o momento foi único e inexplicável. “Fomos agraciados, abençoados. Para todos da equipe do plantão foi uma sensação de renascimento pessoal quando o pequeno Luiz Otávio nasceu. Nossa equipe muito humana se uniu em um só propósito de trazer ao mundo o Luiz Otávio, com todo amor e carinho que temos pelo nosso trabalho. O momento será lembrado por todos”, disse Ana Lúcia. 

A equipe multidisciplinar da UPA angariou doações para a nova mamãe, como roupinhas para o recém-nascido, uma cadeira bebê conforto e um leão de pelúcia. 

Balanço 

Inaugurada em setembro do ano passado, a UPA Cidade Universitária, situada no conjunto Eustáquio Gomes, em Maceió, é do tipo III, conta com observação e atendimento de urgência, além de serviço de classificação de risco, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e sala de nebulização. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, odontólogos, além de técnicos nas áreas de saúde e farmacêuticos.

Em janeiro foram realizados 14.476 atendimentos, dos quais 5.518 foram de pacientes com sintomas respiratórios. Já em fevereiro o número de atendimentos foi de 7.060, sendo que 1.774 eram de sintomas respiratórios. Dessa forma, foram realizados, ao todo, 21.536 atendimentos, dos quais 7.292 foram atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios. A média foi de 370 atendimentos diários na UPA Cidade Universitária nos meses de janeiro e fevereiro.