21/09/2023 12:26 | Segurança

Batalhão de ROTAM completa 22 anos de serviço à população alagoana

A unidade é referência dentro da corporação no padrão de policiamento ostensivo


OTAM é essencial para o combate ao crime em todo território alagoano

Ascom PMAL


Maxwell Oliveira / Ascom PMAL

O Batalhão de Polícia Militar de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), antigo Batalhão de Radiopatrulha (RP), completa 22 anos de existência, nesta quinta-feira (21). A unidade é referência dentro da corporação no padrão de policiamento ostensivo, por meio de abordagens e operações, e uma das grandes responsáveis pela redução constante dos índices de violência em Alagoas.

 

Instituído em 21 de setembro de 2001, por meio da Lei de Organizações Básicas da PMAL, o batalhão passou a receber diversos policiais militares, os quais passaram por instruções a título de nivelamento operacional. Na época, a ROTAM contou com uma frota doada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, sendo destinados cerca de 25 veículos, entre Mareas e Santanas, os quais passaram a fazer parte da rotina no patrulhamento ostensivo.

 



Sediado inicialmente no quartel do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), foi somente no final de 2001, que sua base passou a ser localizada na Rua Princesa Isabel, n° 428, no bairro do Farol, em Maceió, permanecendo neste endereço até os dias atuais.

 

A unidade sempre atuou subordinada ao Comando do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), sendo responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo da Grande Maceió e no interior do Estado, quando necessário. Utilizou a Doutrina de Radiopatrulha até 2015, ano em que modernizou sua frota e equipamentos, passando a adotar a Doutrina de ROTAM.

 



Por meio da autorização do Comando-Geral da Corporação, em 2021 começou a utilizar efetivamente a nomenclatura de Batalhão de ROTAM, sendo oficializada no último dia 05 de setembro, após o decreto governamental 93.446 que estabeleceu a nova organização básica da Polícia Militar de Alagoas.

 

Para o comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, a ROTAM é essencial para o combate ao crime em todo território alagoano. “Quero parabenizar o Batalhão de ROTAM e principalmente os militares que fizeram ou fazem parte desta unidade tão significativa para a produção operacional de nossa corporação. Seus excelentes números são frutos do empenho e dedicação de sua tropa, composta por homens e mulheres abdicados ao serviço policial. Um efetivo cada vez mais qualificado e pronto para executar as mais diferentes missões que a farda nos impõe”, afirmou o coronel.




Atualmente a unidade especializada é comandada pelo tenente-coronel Bruno de Lima Lins. Na data festiva, o oficial superior deixou uma mensagem: “Hoje, 21 de setembro de 2023, o Batalhão de ROTAM completa 22 anos firme na missão de servir e proteger a sociedade alagoana. Parabéns, Radiopatrulha! Parabéns, ROTAM! Parabéns a todos que contribuíram com história desta Unidade, e que Deus continue nos abençoando nesta nobre missão”, finalizou o tenente-coronel.