29/11/2022 11:30 | Meio Ambiente

Avícola é interditada por acondicionamento irregular em Delmiro Gouveia

Local oferecia riscos ambientais, como contaminação de água e solo


Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) interditou uma avícola no município de Delmiro Gouveia, pela disposição inadequada de animais em decomposição. A ação ocorreu na sexta-feira (25), durante a Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco - coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL). Pelas infrações ambientais cometidas, a empresa recebeu duas multas, que totalizaram mais de R$ 76 mil.

 

No local, a equipe constatou que o empreendimento operava sem licença ambiental e em condições que podem comprometer o meio ambiente, como a contaminação da água e do solo. A ausência de licenciamento também dificulta o controle e mitigação dos impactos ambientais que as atividades realizadas pela avícola estão causando.

 

Além das multas aplicadas, a avícola receberá uma intimação para destinar corretamente os resíduos e apresentar o Manifesto de Transporte de Resíduos, emitido pelo Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sgors). O responsável pelo estabelecimento foi conduzido à delegacia, pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

 

As ações da FPI tiveram início no último domingo (20) e acontecem de maneira intensa pela Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com o intuito de monitorar, diagnosticar e coibir infrações ambientais nos municípios com o apoio de diversos órgãos e instituições.