13/06/2022 13:12 | Assistência Social

Auxílio-chuva começa a ser pago pelo Governo do Estado

Pagamento teve início nesta segunda-feira (13) a 125 famílias cadastradas em Rio Largo com liberação da primeira parcela; Programa Escola 10 também anunciou cronograma

Governador Paulo Dantas entre as famílias cadastradas em Rio Largo para receber primeira parcela do Auxílio-Chuva

Thiago Sampaio

Fábia Assumpção/Secom

As vítimas das chuvas que atingiram o Estado entre os meses de maio e junho já começam a receber a primeira parcela do Auxílio-chuva. O pagamento teve início nesta segunda-feira (13), no município de Rio Largo, com a liberação da primeira parcela, no valor de R$ 500,00, às 125 famílias cadastradas no município. No total, cada família desalojada ou desabrigada que se cadastrou para receber o auxílio vai receber R$ 2 mil a serem pagos em quatro parcelas de R$ 500,00, nos meses de junho, julho, agosto e setembro.

"Em todos os momentos de dificuldade vou estar próximo aos alagoanos e alagoanas que precisam de um governador que tenha empatia e se coloca no lugar do outro", afirmou o governador Paulo Dantas, durante solenidade na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, em Rio Largo, onde centenas de alunos de escolas públicas estaduais participaram de um aulão do Foca no Enem.

Durante o evento, o governador recebeu 125 pessoas de Rio Largo que se cadastraram para receber o auxílio e anunciou o lançamento, nos próximos dias, do maior programa de combate à fome no Estado. "Infelizmente, a fome voltou, e isso eu falo com muita tristeza. Mas o Governo de Alagoas vai executar o maior programa para atender às pessoas que passam fome ou estão em situação de segurança alimentar", assegurou Paulo Dantas.

Nessa primeira etapa, receberão o Auxílio-chuva 2.800 famílias de 25 dos 34 municípios que tiveram decretada situação de emergência por causa das chuvas. "Esse auxílio vai beneficiar todas as famílias desabrigadas e desalojadas pelas chuvas nos 34 municípios incluídos no Decreto de Situação de Emergência pelo Estado. Aqui, em Rio Largo, das 400 famílias cadastradas, 125 delas receberão o auxílio a partir de hoje, nesta primeira etapa", explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Manuelle Farias.

Ela agradeceu o empenho da equipe da Seades, que desenvolveu um sistema para agilizar o cadastramento das famílias. "Existia uma situação de emergência e a solução chegou rapidamente", enfatizou a secretária.

Escola 10

Ainda em Rio Largo, o governador Paulo Dantas anunciou também o cronograma de pagamento do Programa Escola 10, que começa nesta terça-feira (13). Ao lado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcellos, Paulo Dantas fez a entrega simbólica de kits a cinco estudantes do ensino médio de escolas públicas de Rio Largo que vão participar do Enem, composto de 11 livros, de todas as áreas de conhecimento. Ao todo foram distribuídos 35 mil kits do Foca no Enem no Estado.

O Programa Escola 10 é o maior programa de combate à evasão escolar, com a liberação de auxílio no valor de R$ 100,00 para alunos que tenham 90% de frequência nas aulas, R$ 500,00 para os que comprovarem estar vacinados e R$ 2 mil para alunos do ensino médio que sejam aprovados na conclusão do curso.

A secretária Roseane Vasconcellos ressaltou a importância do programa para o combate à evasão escolar e, principalmente, de incentivo aos alunos do ensino médio que mais sentiram os impactos da pandemia da Covid-19.

“Com o programa Foca no Enem, a entrega dos kits e a manutenção dos professores monitores que conhecem as deficiências de cada aluno, o Governo do Estado está garantindo que os estudantes possam recuperar essas deficiências na aprendizagem por causa da pandemia. O futuro depende agora de vocês", completou a secretária.