10/02/2023 14:25 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Automatização de consultas municipais é aposta da Juceal para reduzir o tempo de abertura de empresas em AL

Melhoria deve ser implantada em dez municípios

Ascom Juceal

Com integração ao Portal Facilita Alagoas, os 102 municípios alagoanos possuem participação em cada processo de registro e licenciamento empresarial, esfera, essa, que a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) definiu como objetivo essencial de melhoria para 2023, sobretudo, com a automatização das consultas prévias de localização para 10 municípios.

A Juceal é o órgão alagoano responsável pela integração estadual da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e, segundo a entidade, os municípios apresentam um potencial alto de evolução principalmente no tempo de resposta a essas consultas - com prazo máximo de até 48h úteis -, uma vez que ainda existem cidades que ultrapassam o tempo determinado.

No processo de regularização de um negócio, cada prefeitura é responsável pela análise da consulta prévia de localização – pesquisa feita para saber se as atividades desejadas podem ser exercidas no endereço buscado – e, posteriormente ao registro empresarial, pela emissão de licenças, alvarás e inscrições municipais.

De acordo com o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, existe um estudo para que sejam automatizadas as consultas realizadas em 10 cidades com base na densidade empresarial, assim como é feito em Maceió desde 2020. Com isso, ao promover a pesquisa no Portal Facilita Alagoas, o empresário obteria a resposta imediatamente, podendo seguir com os andamentos para registro do empreendimento.

“Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a realizar a implantação da Redesim em 100% dos municípios e, por essa implantação, destacada também por legislação, o município possui algumas responsabilidades perante o Portal Facilita Alagoas. Nós acompanhamos esses serviços realizados por eles, então a proposta é levar essa automatização da consulta para Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios e outras cidades para que haja uma diminuição geral desse prazo em todo nosso estado. A exemplo, em janeiro a média de análise de consulta prévia em Alagoas foi de 13h18 e temos certeza que podemos diminuir esse tempo em várias horas, o que só traria benefício para a prefeitura e para o empresário”, frisou.

Para o gerente, a volta dos encontros regionais com os administradores municipais da Redesim com reuniões in loco espalhadas por todo o estado é um ponto essencial para diminuir dúvidas em relação ao sistema e diminuir o tempo na emissão de documentos. No início de dezembro do ano passado, a Juceal divulgou que Alagoas possuía o quinto menor tempo de registro de empresas no país.

A Redesim, que tem como a sua interface no estado o Portal Facilita Alagoas, prevê o andamento totalmente online e único para abertura, alteração e baixa de um negócio, integrando as entidades de registro, administração tributária e licenciamento. Além das 102 prefeituras alagoanas, o Facilita Alagoas conta, atualmente, com serviços da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL) e dos cartórios.