05/06/2023 16:59 | Segurança

Aula inaugural para policiais penais reúne autoridades em Arapiraca

Curso tem como instrutores integrantes da Polícia Penal, garantindo aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre intervenção prisional


37 policiais penais passarão por atividades teóricas e práticas para aprimorar as ações desenvolvidas no sistema prisional alagoano

Matheus Omena / Ascom Seris


Regina Carvalho e Janaina Marques / Ascom Seris

Autoridades da segurança pública, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), da Polícia Militar e da Polícia Civil prestigiaram o início de mais uma edição do Nivelamento Operacional da Polícia Penal (Noppen), em Arapiraca, Agreste alagoano.


A 9ª Edição do Noppen é promovida pelo Comando de Operações Penitenciárias, em parceria com a Escola de Administração Penitenciária e busca aperfeiçoar os conhecimentos dos policiais penais sobre intervenção prisional.


A iniciativa vai contemplar 37 policiais penais, que passam a contar com atividades teóricas e práticas para aprimorar as ações desenvolvidas no sistema prisional alagoano. O evento, realizado pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal, ocorreu nesta segunda-feira (5). “É uma satisfação muito grande participar de um momento como esse, de fortalecimento da Polícia Penal. Momento em que a gente comprova na prática o que a gente vem falando desde o início da nossa gestão, que é o comprometimento com o fortalecimento da polícia”, destacou o secretário Diogo Teixeira.


Em seu discurso em Arapiraca, o secretário da Seris acrescentou que um sistema prisional sob controle influencia diretamente – e positivamente - nos números da segurança. “Enquanto eu estiver como secretário minha função primordial é o fortalecimento da polícia penal. Enquanto eu estiver na cadeira de secretário eu me sinto e vivo como policial penal e vou buscar o reconhecimento dessa grande instituição”, completou Teixeira.


O secretário disse ainda que busca desenvolver à frente da Seris, juntamente com os demais gestores - um trabalho incansável para dar melhores condições aos servidores públicos. “Tivemos a entrega de novos presídios, entrega de armamento de última geração e estamos adquirindo materiais não letais para dar condições ainda melhores de trabalho aos policiais penais” finalizou Diogo Teixeira.


O curso tem como instrutores integrantes da Polícia Penal, garantindo aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre intervenção prisional, por meio de aulas práticas e teóricas sobre o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, uso progressivo da força, manuseio de armamentos, direitos humanos e todas as competências necessárias para a formação de um interventor prisional.