23/05/2023 16:08 | Serviços

Aula inaugural marca início do Curso de Formação de Agentes e Escrivães da Polícia Civil de Alagoas

Formação dos novos policiais terá duração de, aproximadamente, dois meses


Trezentos concursados da aula inaugural realizada no Centro de Convenções, em Jaraguá

Rafael Dourado / Ascom PC-AL


Esther Barros / Ascom PC

Trezentos concursados da Polícia Civil de Alagoas participaram, na segunda-feira (22), no Centro de Convenções, da aula inaugural do Curso de Formação de Agentes e Escrivães.

 

O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva; do delegado-geral da PC, Gustavo Xavier; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, e da superintendente de Gestão e Pessoas da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Tatiane Vaz, além de delegados, agentes e escrivães.



 

A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo institucional destacando o trabalho realizado pelos agentes, delegados e escrivães da Polícia Civil. Em seguida, o grupo tático de elite da Polícia Civil (Tigre) realizou uma apresentação das ações desenvolvidas no dia a dia, proporcionando uma breve experiência do cotidiano das equipes no exercício da profissão.

 

O diretor da Academia de Polícia Civil, delegado Antônio Carlos Lessa, deu às boas-vindas e falou da importância do curso de formação e do ingresso de novos agentes e escrivães para a Polícia Civil de Alagoas.

 

O delegado-geral Gustavo Xavier, em seu pronunciamento, destacou a importância do apoio de diversas instituições do governo do estado para que essa inserção de novos integrantes na equipe da Polícia Civil pudesse acontecer.

 

Gustavo Xavier falou ainda sobre diversas mudanças que irão acontecer na PC nos próximos meses e o empenho constante do órgão em conseguir melhorias, pleitos que têm sido atendidos pelo governador Paulo Dantas. “Esta data é histórica. A Polícia Civil renasce e irá evoluir ainda mais por conta da chegada destes novos integrantes", enfatizou o delegado-geral.

 

A promotora de Justiça Karla Padilha parabenizou a turma, em especial as mulheres que a compõem, e discursou sobre como é importante a presença feminina na Polícia Civil, visto que até o momento, nessa turma, um terço do efetivo é feminino.

 

A aula inaugural, ministrada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, abordou o tema “Formação de um policial”, falando um pouco sobre sua própria trajetória de vida, desde quando entrou na Polícia Civil como agente e sobre as oportunidades de crescimento na instituição, como agora, no cargo de secretário de Segurança Pública. Saraiva encerrou a sua palestra pedindo para que os novos policiais ajudem Alagoas a se tornar um estado mais seguro.



 

Em suas considerações, o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Eduardo Mero, detalhou as etapas do curso de formação, que terá duração de, aproximadamente dois meses. “Dentre as etapas da formação, vocês terão aulas de tiros, onde cada um irá efetuar cerca de 400 disparos”, disse. O número é considerado de excelência na formação de um policial.

 

Entre as disciplinas que serão ministradas durante o curso de formação dos novos policiais civis destacam-se: Investigação de Local de Crime, Direitos Humanos, Ética e Cidadania na Polícia Judiciária, Gestão Integrada, Procedimentos Policiais Eletrônicos, Técnicas de Entrevista de Interrogatório, Investigação de Homicídio, Investigação de Organização Criminosa, Investigação de Drogas; Investigação de Crimes Financeiros, Contra a Mulher e Cibernéticos; Manuseio e Emprego de Arma de Fogo, entre outras.