07/10/2023 11:34 | SegurançaDireitos Humanos

Atuação humanizada da Patrulha Maria da Penha de Alagoas vira tema de documentário

Mira Filmes está produzindo documentário, que deve ser lançado em 8 de março de 2024, Dia da Mulher, e será exibido em festivais de cinema e plataformas de streams


Gravações do documentário já foram iniciadas em Maceió

Thiago Sampaio / Agência Alagoas


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Desde que foi criada, em 2018, a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar de Alagoas vem se destacando pelo olhar humanizado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A primeira no Brasil a funcionar 24 horas, a Patrulha tem vários motivos para se orgulhar de sua atuação: de 3.500 mulheres assistidas, desde sua criação, nenhuma delas foi vítima de feminicídio.


O reconhecimento desse trabalho e dos resultados positivos no combate à violência contra a mulher está sendo agora registrado em vídeo, com a produção de um documentário pela produtora Mira Filmes, de São Paulo. Pelas lentes das câmeras, o dia a dia das equipes Patrulha Maria da Penha em Maceió vem sendo registrado pela equipe do documentário, dirigido por André Pires Bomfim. O diferencial da equipe do documentário é sua composição majoritariamente feminina, desde de o som (Juliana Souza), direção de fotografia (Ana Júlia Santos), roteiro (Larissa Kirata), produção (Reneah Berindelli, Sabrina Macedo e Laí Maciel) a sua montagem (Carolina Alencar).




Formado em Audiovisual e radicado em São Paulo desde 2001, André é natural do Rio Grande do Norte, mas morou em Jequié, considerada hoje uma das cidades mais violentas do Brasil, e também em Salvador, na Bahia. Desde 2016, tinha planos de fazer um vídeo para falar sobre prevenção ao assédio. Em 2018, começou então a pensar em fazer um vídeo sobre a atuação de programas de prevenção à violência contra a Mulher e pensou no Programa Ronda para Homens, projeto da Patrulha Maria da Penha, em Salvador.


No momento de conceber a proposta, a própria comandante da Patrulha da Penha em Salvador, tenente coronel Denise Santiago. indicou a Patrulha Maria da Penha em Alagoas como a “melhor do país”, em suas próprias palavras, o que mudou o rumo da equipe da Mira Filme que aterrissou em Alagoas. "Nossa proposta era apresentar um documentário, como no chamado jornalismo de soluções, uma questão social e atentar para algo que tenha sido feito e dado resultados, para que possa servir de referência em outros locais", explica André.


O plano é lançar oficialmente o documentário no dia 8 de março de 2024, Dia Internacional da Mulher, ou em Alagoas, para iniciar a produção do documentário com foco na atuação da Patrulha Maria da Penha que será também exibido em festivais de vídeo e cinema em todo o país e possivelmente em plataformas de streaming.




Transversalidade no atendimento a mulher


A indicação da colega baiana e o reconhecimento do trabalho da Patrulha em Alagoas, encheu de alegria a comandante da Patrulha em Alagoas, tenente-coronel Danielli Assunção, à frente do comando da unidade desde sua criação em 2018.


"Estava fazendo o Curso Superior de Polícia, quando houve esse contato para a produção desse documentário, cujo foco era mostrar o trabalho humanizado da Patrulha da Penha. Fomos indicados pela tenente-coronel Denize, da Bahia, como sendo a melhor do país ", comentou Danielli bastante emocionada.




Ela disse que a Patrulha alagoana se destaca por funcionar 24 horas, já que os casos de medida protetivas para mulheres ocorrem principalmente à noite. Além do policiamento ostensivo, a atuação da Patrulha Maria da Penha em Maceió tem focado no trabalho de prevenção, envolvendo não só as mulheres, mas todo núcleo familiar como idosos, crianças e até vizinhos, numa rede de apoio a todas às vítimas de violência familiar.


A unidade em Maceió conta hoje com equipes mistas composta por 37 militares. “Todas as guarnições que fazem atendimento contam com pelo menos uma mulher, para que as vítimas possam se sentir mais acolhidas", explica a comandante da Patrulha.


De acordo com a tenente-coronel, que coordena as ações na capital, o objetivo do Governo de Alagoas é ampliar o atendimento da Patrulha Maria da Penha para outras cidades. "Hoje, além de Maceió, a Patrulha Maria da Penha já está instalada em Penedo, Arapiraca e Marechal Deodoro". Os municípios de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Maragogi devem ser os próximos beneficiados pelo programa.


“Nós procuramos fazer hoje um trabalho em conjunto com outras Secretarias, como a da Mulher, da Primeira Infância e da Assistência, buscando essa transversalidade que é tão defendida pelo governador Paulo Dantas”, diz Danielli.


Segundo ela, as fiscalizações têm sido decisivas na vida das assistidas, com acompanhamento muito atento e célere. “Com esse nosso compromisso diário de fiscalizar as medidas protetivas de urgência, temos conseguido um grande feito para a vida das nossas alagoanas. Como resultado, nenhuma das nossas assistidas foi vítima de feminicídio”, atesta a comandante da Patrulha.


Prestes a completar 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar de Alagoas, ela espera que as novas gerações de oficiais mulheres da corporação deem continuidade a esse legado de preservar a vida de mulheres vítimas de violência.