05/04/2022 17:17 | Saúde

Atendimentos do Samu a pacientes com Covid-19 reduzem em 66% em 2022

Entre janeiro e março deste ano foram atendidas 621 pessoas, contra 1.823 no mesmo período do ano passado

Samu pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192

Arquivo Ascom Samu

Thyeres Medeiros

Com o avanço da vacinação, os números da pandemia da Covid-19 estão em queda em todo o país. Como prova disso, no primeiro trimestre deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou uma redução de 66% nos atendimentos a pacientes acometidos pelo novo coronavírus, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Núcleo de Estatística do Samu, de janeiro a março deste ano foram atendidos 621 pacientes, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 1.823 pessoas assistidas. Para efeito de comparação, o primeiro trimestre de 2022 tem índices menores, inclusive, do que o mês de janeiro de 2021, quando 641 pacientes foram socorridos pelo Samu.

Na Central Maceió, que regula ocorrências no Litoral e Zona da Mata alagoana, foram 402 casos registrados este ano. Já na Central Arapiraca, que atende os municípios do Agreste e Sertão, 219 pacientes foram atendidos.

De acordo com o coordenador médico da Central Maceió do Samu Alagoas, Jhonat Silva, a redução nos atendimento a pacientes com a Covid-19 é resultado de medidas efetivas de combate à pandemia. “A vacina com certeza é a nossa principal arma nesta luta, mas o uso de máscaras e a manutenção do distanciamento social sempre se mostraram fundamentais”, explica o coordenador.

Quando acionar o Samu

O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19, o serviço atua também em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O Samu também pode ser acionado para atender casos obstétricos, de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.