06/06/2022 17:00 | Gestão e Finanças

Associação Ação AVC é a mais nova cadastrada na campanha da Nota Fiscal Cidadã

Entidade conta com atividades que contemplam a prevenção, reconhecimento de sintomas, tratamento e reabilitação


Nova entidade passa a fazer parte da campanha da Nota Fiscal Cidadã

Ascom Sefaz


Karyne Gomes/ Sefaz

Os maceioenses ganharam mais uma nova instituição cadastrada na campanha da Nota Fiscal Cidadã (NFC). A Associação Ação AVC, situada no bairro da Pajuçara, é a mais recente participante, da NFC, apta a participar dos sorteios. A entidade atende pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou que convivem com as dificuldades, conflitos e superações que uma família passa após a doença, bem como acompanha as políticas públicas que afetam esse público.


Criada em 2010, a associação tem o objetivo de levar esperança e novas possibilidades, compartilhando informações sobre o AVC. Além disso, a entidade conta com atividades que contemplam a prevenção, o reconhecimento de sintomas, o tratamento e a reabilitação.


Os trabalhos são desenvolvidos conforme os quatro pilares: pessoas que sofreram AVC, familiares e cuidadores; profissionais de saúde; público geral com foco em campanhas e palestras; além de acompanhamento de políticas públicas que atendam os interesses das famílias envolvidas com o AVC.


A fundadora e presidente da Associação Ação AVC, Solange Syllos, comentou que a ideia de criar a instituição surgiu quando o filho dela teve AVC, aos 24 anos de idade. 


"Meu filho teve AVC hemorrágico. Quando ele sentiu uma forte dor de cabeça, levamos ao hospital. A partir daí, fez o exame de tomografia, entrou em coma e, logo em seguida, os médicos realizaram a cirurgia. Foi daí que surgiu a entidade. O meu trabalho voluntário é levar conhecimento de qualidade para as pessoas que não conhecem a doença. Assim como meu filho Guilherme Syllos que, após a recuperação, tornou-se co-fundador da Associação Ação AVC", frisou.


Solange ainda ressaltou que disponibiliza um site da instituição para divulgar informações que são relacionadas ao AVC. "Em nosso site, constam conteúdos desde quando a pessoa está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou quando acabou de saber sobre a doença. Até mesmo sobre a alta hospitalar, como adequar a casa, vestir a camiseta e calçar o sapato, além de outros temas. É um auxilio para que as pessoas possam ficar bem mais informadas", disse.


A equipe tem um grupo de apoio pelo WhatsApp com 70 pessoas e realiza reuniões mensais de forma on-line. Para obter mais detalhes sobre a associação, basta acessar o site https://www.acaoavc.org.br/.


A coordenadora da campanha Nota Fiscal Cidadã, Glacia Tavares, destacou a importância de colocar o CPF na nota fiscal. "É uma forma de ajudar também as entidades sociais a transformarem os seus sonhos em realidade. Por isso, é necessário se cadastrar na campanha e adotar uma entidade. Assim, poderá participar dos sorteios e ganhar prêmios em dinheiro", pontuou.



COMO CADASTRAR


O cadastro para novas instituições pode ser feito qualquer dia do ano junto à Chefia Especial de Educação Fiscal. Para fazê-lo, é necessário, inicialmente, ligar para a Gerência de Educação Fiscal pelo telefone (82) 3216-9745, tirar dúvidas sobre a campanha e realizar o cadastro na NFC. A próxima etapa é enviar a documentação solicitada para o e-mail: pef@sefaz.al.gov.br.


Depois de toda documentação entregue, os membros da diretoria da entidade devem ir, presencialmente, à Chefia Especial de Educação Fiscal, das 8h às 14h, no Bloco Administrativo Silvio Carlos Viana, em Jacarecica, para habilitar a instituição filantrópica à campanha e receber todas as instruções necessárias.



DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


As documentações para o cadastro na campanha, por parte das entidades, são: cópia do estatuto social; cópia da publicação do ato de reconhecimento de utilidade pública na esfera estadual ou municipal; cópia da ata de posse da atual diretoria; atestado emitido pelo juiz de direito ou pelo representante do Ministério Público da comarca ou pelo Conselho de Assistência Social, comprovando o seu efetivo funcionamento.


Junto aos documentos, a entidade ainda precisa apresentar cópia do CNPJ do Ministério da Fazenda; conta bancária exclusiva para uso do prêmio; projeto relatando o uso do prêmio; termo de compromisso; documento que comprove a propriedade ou posse do imóvel (ex. contrato de locação, escritura, etc.), além de preencher a ficha de cadastramento disponibilizada pelo órgão.