17/07/2023 18:06 | Saúde

Assistência humanizada a ampliação dos serviços marcam as duas décadas do Hospital de Emergência do Agreste

Além de primar por um atendimento acolhedor, unidade chega aos 20 anos com serviços especializados, como o do AVC, de Feridas e a Ala Lilás

HEA se notabilizou pela assistência humanizada e eficiente ao longo deste 20 anos de existência

José Gabriel / Ascom Hospital de Emergência do Agreste

Tony Medeiros / Ascom Hospital de Emergência do Agreste

Na recepção, nas enfermarias, na terapia intensiva ou na internação. O oxigênio, em todos estes setores do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, é salvar vidas. Cada passo, cada cirurgia, cada ponto, tem como objetivo acolher os pacientes para que possam se recuperar da maneira correta e o mais rápido possível voltar ao convívio familiar e ao mercado de trabalho.

Neste 18 de julho de 2023, o HEA completa 20 anos de existência. Tantas histórias foram contadas e reescritas na estrutura inaugurada em 2003, quando o maior equipamento de saúde do interior de Alagoas nasceu como Unidade de Emergência do Agreste (UEA). Com o passar dos anos, virou hospital por se tornar maior e atender a crescente demanda de atendimentos.

A prova é que o hoje HEA se tornou referência para a II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. O detalhe é que, diante da sua eficiência, a unidade ainda recebe pacientes moradores de outros estados, como a Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Referência em trauma, os profissionais dedicados dos plantões do hospital colaboraram também para a maior unidade hospitalar de Alagoas ser referência nos atendimentos a vítimas da Covid-19. Posteriormente, o HEA também assumiu o compromisso de assistir os pacientes pelo popular derrame, por meio do Programa AVC [Acidente Vascular Cerebral] Dá Sinais.

Incansavelmente, antes dos 20 anos, tomou a responsabilidade de aumentar os serviços oferecidos à população, com a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, o Serviço Vascular Clínico, o Ambulatório de Feridas e de Hemorragia Digestiva Alta, além da Ala Lilás. Referência para a população e para profissionais e estudantes da área da saúde, o HEA segue sem marcar os passos, mas com passadas imensas, em busca de melhorias com uso de tecnologia, estudos, pesquisas, para cuidar melhor de cada paciente, acolhendo ainda os acompanhantes.

“Não dá para mensurar o orgulho de trabalhar diariamente com equipes que se envolvem no objetivo de salvar vidas. Dias e noites compreendendo a importância de cada setor dentro do hospital, para profissionais, pacientes e familiares. A tendência, graças à gestão da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] é conquistar ainda mais espaços em benefício da população”, afirmou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.

Inauguração

Em 2003, quando a Unidade de Emergência do Agreste foi construída, a realidade em Alagoas era bem diferente. Na época, o então governador Ronaldo Lessa, atual vice-governador do Estado, entendeu que Alagoas precisava de uma estratégia diferente e eficaz para não só desafogar o pronto-socorro em Maceió, mas, salvar vidas no interior do Estado.

“Naquela época nós estávamos vivendo um momento em que a gente não tinha muita capacidade de investimento próprio, dependíamos muito do Governo Federal, de emendas, todo o dinheiro tinha que ser absolutamente bem aproveitado em função da carência. Quando você tem pouco, precisa acertar mais. Então nós tínhamos o Sertão, Agreste e o Baixo São Francisco que precisavam, por exemplo, de um pronto atendimento, de uma unidade de emergência! Mas, o mais importante naquela época, até para aliviar o HGE, era criar num lugar estratégico uma unidade de emergência e, esse lugar foi estudado e tinha que ser Arapiraca, porque a segunda maior cidade do Estado e representa o polo do Agreste e do Sertão”, explicou o vice-governador Ronaldo Lessa.

“Então, quanto mais aperfeiçoamento estiver sendo feito, quanto mais alternativas, quanto mais campo de especialização o Hospital de Emergência do Agreste for adquirindo com o atual governo e o que foi ampliado do governo Renan Filho, irá ajudar a população. Porque as pessoas não precisam estar em deslocamento. Ter um atendimento de qualidade naquela região, portanto, é muito importante esse avanço que está sendo dado à saúde pública”, afirmou o vice-governador Ronaldo Lessa.

Linha de pensamento que também é compartilhada pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. Segundo o gestor da saúde estadual, o vice-governador Ronaldo Lessa é feliz em suas palavras, quando afirma que a saúde pública do interior deve ser fortalecida, para que os moradores de lá recebam assistência eficaz, humanizada e ágil onde residem.

"O projeto de regionalização, se pararmos para pensar, foi iniciado com Ronaldo Lessa foi governador e teve a visão de construir o HEA em Arapiraca, dividindo a sobrecarga com o HGE [Hospital Geral do Estado]. Essa foi uma grande ideia e um marco para saúde pública alagoana", salientou o secretário.