12/05/2023 16:40 | Saúde

Assistência Farmacêutica do Estado suspende atendimento nasegunda (15) para manutenção da rede elétrica

Usuários agendados para esta data poderão comparecer à unidade a partir de terça-feira (16)


Carla Cleto / Ascom Sesau


Bia Alexandrino / Ascom Sesau

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai suspender, excepcionalmente nesta segunda-feira (15), o atendimento aos usuários para dispensação de medicamentos e realização de cadastros. Com isso, os agendamentos programados para esta data serão remanejados para os dias seguintes, a partir da terça-feira (16).

 

A suspensão no atendimento se deve à realização de manutenção preventiva e corretiva no sistema elétrico da unidade, com o intuito de evitar problemas como curto-circuitos, que acabam por danificar equipamentos ou que provoquem incêndios. Problemas que, se ocorrerem, irão afetar as câmaras frias que acondicionam os medicamentos, uma vez que a maioria deles fica sob refrigeração para que não percam o princípio ativo das substâncias. Os usuários que tiverem alguma dúvida podem ligar para os números 3315-6109 ou 3315-6110.

 

Histórico

 

O Ceaf foi instituído a partir da necessidade da ampliação do acesso aos medicamentos e da cobertura do tratamento medicamentoso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), seja para ajustar as linhas de cuidado para as doenças já tratadas ou para ampliar o escopo de doenças a serem contempladas.

A principal característica do Ceaf é a garantia do tratamento medicamentoso, em âmbito ambulatorial, para todas as condições clínicas contempladas no Ceaf, por meio das diferentes linhas de cuidado definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).