27/03/2023 09:40 | Cultura

Assessora técnica da Semudh é homenageada com Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas

Primeira mulher trans com obra literária premiada e publicada no Estado, Ísis recebeu a honraria concedida pela Secult


"Poesia e resistência: Ísis Florescer é homenageada com premiação concedida pela Secult

Alexandre Teixeira/Secult


Daniel de Oliveira

A poeta, escritora e assessora técnica de Promoção das Políticas LGBTQIA+ da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) Ísis Florescer foi agraciada com o Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas. A homenagem foi concedida pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em cerimônia ocorrida no Museu da Imagem e do Som (Misa), localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió.


Através das suas poesias, que ecoam as vozes e as lutas das mulheres trans, Ísis escreveu o seu nome em um local de destaque da literatura alagoana e, com isso, foi uma das dez mulheres premiadas na ocasião. Além de Florescer, também foram homenageadas: Adélia Maria De Amorim Magalhães; Avani Rodrigues dos Santos, Cristina Caldas, Eliana Cavalcanti, Fátima Soriano, Genisete de Lucena Sarmento, Luciana Fonseca Oliveira, Maria Heloisa Melo de Moraes, e Yaradir de Albuquerque Sarmento.


Ao receber o prêmio, a assessora técnica da Semudh protagonizou um dos momentos mais significativos, dividindo o momento com outras três mulheres trans: a advogada Luz Vasques, a ilustradora e design Petra Araújo e a artista Natasha Wonderfull. “A palavra devolveu a mim a humanidade. Hoje quero celebrar a minha existência, uma vida marcada por desafios, superações e conquistas. Uma mulher trans, afroindígena, periférica, que, aos 35 anos, rompe com um ciclo, um corpo e uma identidade que nunca reconheceu, que lhe foi forçada e forjada, e, finalmente, pôde renascer e florescer. Eu estou recebendo esse prêmio coletivamente, em nome de todas as mulheres trans e dizer que, sim, nós ocupamos esses espaços”, disse Ísis Florescer. Currículo

 

Florescer é formada em Teatro pela Universidade Federal de Alagoas e se aventura em várias manifestações artísticas, sendo a literatura a principal, em qual enxerga como ferramenta para o ativismo, expondo o preconceito de uma sociedade cisgênera e héteronormativa que segrega as pessoas trans pela diferença. Com sua militância reconhecida, ela aceitou o convite para assessoria técnica de Promoção dos Direitos LGBTIA+ da Semudh no início do ano passado. A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, expressou sua felicidade com a homenagem concedida à Ísis e, também, de contar com o seu trabalho no dia a dia para a efetivação dos direitos deste recorte social. “É de uma alegria imensa ver o trabalho lindo de uma mulher forte ser ovacionado e admirado. A cada palavra, a cada verso, Ísis dá voz às pessoas que são oprimidas e traz à tona as pessoas invisibilizadas. Sou muito grata e honrada de poder contar com a garra de Ísis na equipe Semudh”, declarou Maria Silva.

Antes de receber o Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas, Florescer já tinha sido premiada pela Secult em outra oportunidade, quando o livro “Segunda Pele”, sua maior obra, foi contemplada no Edital de Cultura Aldir Blanc em 2020. O livro está disponível para a venda na internet, no site da editora Sapatilhas de Arame, cujo link também está presente na bio do Instagram de Ísis Florescer (@isisflorescer).