16/11/2022 16:58 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Assembleia da Região Metropolitana realizou primeira reunião sobre plano de desenvolvimento urbano

O PDUI tem o objetivo de propor políticas públicas para promover qualidade de vida e melhoria de condições territoriais em 13 municípios

Encontro serviu para definição do cronograma e consolidação da equipe técnica responsável pelo PDUI

Ascom Seplag

A Assembleia da Região Metropolitana de Maceió reuniu, nesta quarta-feira (16), gestores municipais para a definição do cronograma e consolidação da equipe técnica responsável pelo Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, o PDUI, que abrange os municípios da região Metropolitana de Maceió. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

O PDUI, com previsão inicial de ser elaborado no período de um ano e meio, estabelece diretrizes para projetos e ações públicas que servem de parâmetro para o desenvolvimento urbano e regional. Ele tem o objetivo de reduzir desigualdades, contribuir com o ordenamento territorial da região favorecida, e alinhar a atuação conjunta entre Estado e municípios para a melhora na qualidade de vida da população nesse território.

Partindo do ordenamento de território, o plano abrange setores como habitação, saneamento e recursos hídricos, desenvolvimento socioeconômico, abastecimento alimentar, meio ambiente, mobilidade urbana e regional, dentre outros.  “Nosso objetivo é o de, junto com o governo estadual, os governos municipais e a sociedade civil, discutir os serviços que sejam de interesse comum da metrópole maceioense. Temos um ano e meio de trabalho pela frente para elaborar o plano, e para tanto, contamos muito com a cooperação e o esforço integrado junto aos municípios. Por isso, reuniões como a de hoje são muito importantes, para facilitar a comunicação e alinhar os interesses em prol da melhoria do bem estar e qualidade de vida dessas pessoas”, destacou a secretária da Seplag, Renata dos Santos.

O plano tem a coordenação geral da Profa. Dra. Regina Dulce Lins, da Faculdade de Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e supervisão técnico-científica do Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink, da UFABC. “Nossa prioridade é a relação com os municípios, saber suas necessidades. Hoje, alguns movimentos já começam a ser iniciados com os gestores para, a partir disso, a gente poder levar a discussão à sociedade de uma forma mais ampla”, explicou a professora da Ufal e coordenadora-geral do PDUI, Regina Dulce Lins.

“Essa primeira reunião foi muito importante e produtiva para a construção de um elo entre as prefeituras e o Governo, que visa, de maneira responsável, os avanços da região Metropolitana”, disse o prefeito de Murici e presidente da Assembleia da região Metropolitana de Maceió, Olavo Calheiros Neto.

A reunião, realizada na sala de monitoramento da Seplag, contou também com a participação de representantes dos municípios de Coqueiro Seco, Messias, Santa Luzia do Norte, Barra de Santo Antônio, Satuba, sociedade civil, da Secretária Especial Vivianne Tenório e também da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).