26/09/2023 17:15 | CulturaInclusão Social

Artesãos alagoanos participam em Fortaleza da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura

Evento reúne peças de 10 artistas apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão


Artesãos alagoanos participam da 5ª edição da Fenacce

Rodrigo Marinho / Ascom Sedics


Raphael Silva, sob supervisão / Ascom Sedics

O artesanato alagoano está presente na 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), que acontece em Fortaleza, no Ceará. Dez artistas alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita à Mão estão expondo desde esta terça-feira (26) até o dia 01 de outubro.


A Fenacce reúne 1.500 artesãos de todos os estados e 320 expositores, como forma de celebrar os artistas, fomentar o mercado e a geração de renda dos artesãos brasileiros, bem como a valorização da cultura.


Representando Alagoas estão presentes os mestres Maria Leide, do Pontal de Coruripe; Adriana Gomes, do Pontal da Barra; Chico Cigano, de Batalha; Nena de Capela, de Capela; Adeildo Gomes, da Barra de Santo Antônio; Jasson, de Belo Monte; Enauro Luiz, de Maceió; Ateliê Boca do Vento, de Pão de Açúcar (Povoado Ilha do Ferro); Eliezio Agostinho, de Batalha; e Fulô. A (Grupo Colaborativo de Bordados, de Penedo).


De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o artesanato é um importante segmento da economia, e a cada ano a Fenacce tem expandido não só o incentivo aos artesãos, mas o empreendedorismo, preparando-os para o mercado internacional.


“O artesanato contribui para a economia de 67% dos municípios brasileiros, e movimenta cerca de R$ 50 bilhões ao ano. E o desenvolvimento dessa cadeia produtiva estimula a geração de emprego e renda, além do intercâmbio de conhecimentos, tornando-o atraente para o mercado externo”, pontuou a gestora.





Sobre a Fenacce


A 5ª edição da Fenacce reúne artesãos, criadores, empreendedores e entusiastas de todo o país. A programação, além da exposição, conta com palestras, rodas de conversa, talk shows, oficinas de artesanato e de gastronomia e shows. Outro destaque é a Feira Internacional de Negócios, na qual compradores convidados de todos os continentes irão apreciar o artesanato nacional, estimulando o networking.