19/04/2023 10:17 | Turismo

Artesãos alagoanos comercializam mais de R$ 21 mil em produtos durante temporada de cruzeiros

Vendas aconteceram no Porto de Maceió, durante a recepção dos turistas que chegavam à capital para a alta temporada turística


Turistas eram recebidos com apresentações culturais e com uma feirinha onde eram comercializados os produtos do Alagoas Feita à Mão

Setur/AL


William Makaisy

A temporada de cruzeiros 2022/2023 rendeu bons frutos para os artesãos alagoanos ligados ao Alagoas Feita à Mão, programa comandado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). De dezembro de 2022 a abril de 2023, foram vendidas 467 peças artesanais, totalizando mais de R$ 21 mil e beneficiando 714 profissionais.

 

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a alta na temporada de cruzeiros 2022/2023 beneficia também os artistas locais, que vendem seus produtos para quem vem conhecer Alagoas.


“Alagoas teve uma das maiores temporadas de cruzeiros dos últimos anos, com navios fazendo mais de 20 escalas no Porto de Maceió. As paradas no terminal portuário da cidade foram fundamentais para a comercialização de produtos de artesãos ligados ao programa Alagoas Feita à Mão, que fizeram a recepção dos visitantes levando um pouco do que há de melhor em nossa terra”, pontua. 


Durante a passagem por Maceió, os turistas eram recebidos com apresentações culturais e com uma feirinha onde eram comercializados os produtos do Alagoas Feita à Mão, entre peças artesanais diferentes, como produtos feitos com o bordado filé, técnica declarada patrimônio imaterial de Alagoas.



 

Alagoas Feita à Mão


Executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o programa Alagoas Feita à Mão tem como objetivo estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, proporcionar a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.

 

O programa, que conta com um espaço físico para comercialização do artesanato alagoano no piso L2 do Parque Shopping, em Maceió,  possui também a galeria on-line Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento.

 

É possível acessar o site através do endereço www.alagoasfeitaamao.com.br. Com mais de 1.300 produtos anunciados e mais de 101,5 mil negociações feitas, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.