04/04/2023 13:22 | Turismo

Artesanato alagoano é destaque no maior evento de turismo da América Latina

World Travel Market (WTM) acontece até esta quarta-feira (5), na cidade de São Paulo

Nathalia Louise - Ascom Setur

William Makaisy

Com belezas reconhecidas nacional e internacionalmente, o artesanato alagoano é destaque no estande do Destino Alagoas na 10ª edição da World Travel Market (WTM), maior evento de turismo da América Latina, que acontece até esta quarta-feira (5), na cidade de São Paulo. Com um espaço especial reservado para o artesanato de Alagoas, o estande da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/AL) leva um pouco de cada região de Alagoas para o evento.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a presença do artesanato alagoano em feiras é fundamental para a divulgação do trabalho dos artistas locais.

“O nosso artesanato, com toda sua singularidade e diversidade, vem ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento. Através da parceria entre a Setur e a Sedics, temos mais uma oportunidade de colocar em evidência as belezas que são produzidas manualmente por nossos artistas”, destaca.

Além de compor a decoração do estande com peças únicas de renomados artistas alagoanos, como Boró, Aberaldo, Zé Crente, Ismael de Dedé, Sil de Capela, Mestre Dona Irinéia e Jailton e Jamile, o espaço também recebe a presença dos ilustres artesãos Vandinho e Bedeu, que estão produzindo ao vivo esculturas de madeiras que remetem ao povoado da Ilha do Ferro, um dos berços da arte popular alagoana localizado em Pão de Açúcar.

A curadoria das peças utilizadas no estande de Alagoas foi realizada pela Gerência de Design e Artesanato da Sedics, em parceria com o arquiteto Tavinho Camerino, e as peças pertencem ao acervo de Marco Aurélio Puchério, proprietário da Marco 500 Design (@marco500design), empresa que comercializa produtos para decoração assinados por designers, artistas populares e mestres artesãos brasileiros.