14/12/2022 13:14 | EducaçãoCultura

Arquivo Público recebe 90 crianças de projeto social da Vila Brejal

Projeto Suquinho de Memória promove 4ª edição com tema Folguedos Natalinos


Crianças foram recepcionadas pelo Moacirzinho, mascote do Arquivo Público que homenageia o professor Moacir Medeiros de Sant’ana,

Marco Antônio


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Foi um dia diferente e de muita alegria, de muitos sorrisos e abraços, para 90 crianças atendidas pela Associação Sonho de Criança, da Vila Brejal, localizado no bairro da Levada, em Maceió. Na manhã desta quarta-feira (14), elas foram recebidas no Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil do Estado, para participar da 4ª edição do projeto Suquinho de Memória.


Com o tema “Folguedos Natalinos”,  as crianças aprenderam brincando sobre histórias e personagens dos autos natalinos da cultura popular alagoana. O pequeno Pietro Rodrigues, 9 anos, se apresentou pela primeira vez como o "pastor" no grupo de Pastoril da Associação Sonho de Criança,  na sua segunda vez de visita ao Arquivo Público." É a segunda vez que venho nesse passeio e a  primeira vez que me apresento no pastoril, estou achando tudo muito legal", disse Pietro.


Tainá, de 9 anos, e Maria Vitória, de 6 anos, também não escondiam a alegria da visita ao Arquivo Público. Elas participaram ativamente de todas as brincadeiras e ficaram atentas à contação de histórias,  interpretadas por Fátima Maia e tia Marcinha, da Rede Alagoana de Contadores de História. Entre as atividades muitas músicas natalinas, lanches e entregas de presente.


Para a presidente da Associação Sonho de Criança, Irmã Maria Teresa Dal-Lago, o projeto Suquinho de Memória é um momento muito importante para as crianças. "É um momento que elas se sentem valorizadas, amadas, recebem atenção e isso fica para sempre na memória delas", expressou Irmã Maria Teresa.


A Sonho de Criança funciona na Vila Brejal, no bairro da Levada, onde residem muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. "Nossa linha de trabalho é o de socialização dessas crianças, que dispõe de um local para passar o tempo quando não estão na escola, com atividades lúdicas", explicou Maria Teresa.


Moacirzinho também foi atração 

As crianças foram recepcionadas pelo Moacirzinho, mascote do Arquivo Público que homenageia o professor Moacir Medeiros de Sant’ana, importante referência para a cultura memorialista em Alagoas, e pela Turma do Guerreirinho, grupo que remete a personagens tradicionais da cultura alagoana.


A superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega, disse que o projeto  Suquinho de Memória é uma atividade destinada à promoção da educação patrimonial para alunos do ensino infantil e fundamental. O projeto teve início em 2019, mas devido à pandemia do coronavírus, estava suspenso. "O projeto nasceu com a proposta de realizar atividades mensais, e cada edição tem uma temática. Essa edição teve como tema os Folguedos Natalinos, muito rico em Alagoas", explicou Wilma.


O projeto conta com o apoio do programa Criança Alagoana (CRIA), que incentiva a ludicidade e a leitura no processo de formação das crianças, além da parceria com o grupo de pesquisa Tatipirum/Relu, da Ufal, que subsidia o material educativo usado com as crianças.


Na visita ao Arquivo, às crianças têm oportunidade de conhecer o acervo que guarda a memória do Estado e aprendem até como fazer a higienização de livros e documentos.  O projeto visa inserir as crianças no universo da construção da memória por meio de brincadeiras, jogos e apresentações culturais.  "Nossa intenção é que o projeto prossiga em 2023. Qualquer instituição e escola pode participar do projeto. A cada edição damos ampla divulgação do projeto e os interessados podem nos procurar para se inscrever com no máximo 100 crianças, devido ao nosso espaço ", acrescenta Wilma.


O Projeto Suquinho da Memória também se apresenta em todas as edições da Arena Programa CRIA. "Temos inclusive o selo CRIA e nossa intenção é levar para todas as creches do programa", finalizou Wilma Nóbrega.