27/05/2022 09:24 | ServiçosInstitucional

Arquivo Público promove 44º Chá de Memória no próximo dia 31

Com apoio do Gabinete Civil, evento terá lançamento e sessões de autógrafos de obras premiadas

Em sua 44ª edição, Chá de Memória terá como tema “Desmistificando a pesquisa científica”, com palestra da arquiteta, urbanista e professora universitária Eveline Athayde

Assessoria

O Arquivo Público de Alagoas (APA) promove, na próxima terça-feira (31), às 19h, a 44ª edição do projeto Chá de Memória. A iniciativa, realizada desde outubro de 2016, potencializa a socialização do acervo do APA com estudantes, profissionais e pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.

Esta edição, que terá como tema "Desmistificando a pesquisa científica", apresenta como convidada e palestrante a escritora Eveline Athayde, autora do livro "Para que sua monografia não vire um abacaxi!!!" e fará o lançamento das duas monografias premiadas no edital de 2019.

Para a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, o projeto tornou-se importante ferramenta de apoio e difusão da produção cultural em Alagoas.

“Desde 2016, o Arquivo Público de Alagoas, com apoio do Gabinete Civil do Estado, desenvolve ações de reconhecimento e valorização das referências da cultura regional. Sempre buscamos envolver a comunidade em atividades de aprendizado sobre o conhecimento popular e dentro desta perspectiva, o projeto Chá de Memória, nesta 44ª edição, destaca a pesquisa científica como ferramenta para a elaboração de trabalhos acadêmicos de forma didática e prazerosa em todos os níveis de ensino”, afirma a gestora.

Wilma Nóbrega informa que o Chá de Memória também é agente de fomento à participação de profissionais graduados, mestres e doutores nos concursos de monografia do APA, premiando os vencedores com a publicação dos trabalhos selecionados, além de valorizar o próprio acervo da instituição como referência bibliográfica.

Durante o evento da próxima terça-feira (31), será lançado o edital do IV Concurso de Monografia do Arquivo Público de Alagoas, e haverá o lançamento oficial das monografias premiadas nos anos de 2018 e 2019, que foi adiado em consequência da pandemia.

Os autores premiados, Lydio Alfredo Rossiter Neto, Adriana Guimarães Duarte e Tharcila Maria Soares Leão, estarão presentes para um bate-papo sobre suas pesquisas. Durante o evento, eles farão sessões de autógrafos das respectivas obras premiadas – Casos de Vida e Morte (2018), Referências culturais enquanto processo histórico de ocupação no Litoral Norte de Maceió (2019) e Entre Caminhos, Praças e Jardins (2019).

A palestrante

Eveline Athayde é arquiteta e urbanista e professora universitária. Ela desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores em escritório próprio desde 2005. Como professora, leciona e pesquisa nas áreas de projeto arquitetônico, conforto ambiental e climatologia urbana, além de orientar monografias na graduação e pós-graduação. É doutora em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O bazar da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas estará presente durante o 44º Chá de Memória, que é aberto ao público e oferta certificado de participação.

O Arquivo Público de Alagoas fica na Rua Sá e Albuquerque, s/n, em Jaraguá, defronte do Porto de Maceió.