07/06/2022 14:55 | ServiçosCultura

Arquivo Público de AL participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos com programação especial

Até sexta-feira (10), haverá palestras e oficinas sobre pesquisa, história e gestão de documentos; nesta quarta (8), tem Suquinho de Memória para crianças

Suquinho de Memória faz parte da programação de Alagoas na 6ª Semana Nacional de Arquivos

Assessoria

O Arquivo Público de Alagoas (APA) realizou, na manhã desta terça-feira (7), a oficina O Uso de Documentos e a Pesquisa Histórica, ministrada pelo professor Gian Carlo de Melo Silva. Destinada a pesquisadores, estudantes de história e interessados no tema abordado, a oficina faz parte da programação preparada pela instituição para a 6ª Semana Nacional de Arquivos, que vai até sexta-feira (10).

Durante a semana, haverá palestras e oficinas diárias abertas ao público, além de uma edição do Suquinho de Memória, nesta quarta-feira (8). A atividade promove educação patrimonial infantil para alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas.

“O Suquinho de Memória conta com o apoio do programa Criança Alagoana (CRIA), que tem como um dos objetivos estratégicos o incentivo à ludicidade e à leitura no processo de formação das crianças. Tem também parceria com o grupo de pesquisa Representações do Lugar (Relu), do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), subsidiando material educativo que será usado com as crianças”, informa a superintendente do Arquivo Público, Wilma Nóbrega.

Ela explica que o projeto pretende inserir as crianças no universo da construção da memória por meio de brincadeiras, jogos e apresentações culturais. “O objetivo é promover na criança o conhecimento e a valorização de sua herança cultural, social e histórica e fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania para crianças entre 3 e 12 anos de idade”, explica.

A Semana Nacional de Arquivos promove ações com temáticas de interesse do público em geral e abordagens técnicas voltadas para os servidores públicos, profissionais e estudantes das áreas de biblioteconomia e acesso à informação.

“Os eventos do APA estão alinhados com a temática ‘Somos Arquivos’, escolhida pelo Arquivo Nacional, seguindo sugestão do Conselho Internacional de Arquivos, que utiliza a hashtag #archivesareyou. Dessa forma, o Arquivo Público do Estado ressalta a importância do diálogo contínuo da instituição com a sociedade, ao proporcionar o acesso à informação, a garantia de direitos e a oferta de produtos e serviços”, comenta Wilma Nóbrega.

A superintendente do APA será a monitora da oficina Gestão de Documentos nos Poderes Executivos Estadual e Municipais em Alagoas, que será ministrada na sexta-feira (10), tendo como público-alvo gestores de arquivos e documentos em órgãos estaduais e municipais. Nessa oficina, será abordada a importância da normativa dos arquivos públicos, com orientação sobre como os órgãos dos setores da administração direta e indireta do Estado e  dos municípios devem se organizar para lidar com a gestão documental.

A Semana

Inicialmente prevista para começar no dia 6, a programação da Semana foi aberta nesta terça-feira (7), com a oficina O Uso de Documentos e a Pesquisa Histórica, sobre pesquisa histórica em documentos dos séculos XVIII e XIX. Na quarta-feira (8), haverá o Suquinho de Memória, que traz os festejos juninos como temática; Na quinta (9) haverá oficina sobre a leitura de estudo paleográfico de documentos dos séculos XVIII e XIX, com o professor Aldemir Barros da Silva Júnior e, na sexta (10), a oficina Gestão de Documentos nos Poderes Executivos Estadual e Municipais em Alagoas.