12/03/2022 17:58 | Saúde

Arena Saúde atende 199 pessoas no primeiro dia de mutirão em Marechal Deodoro

Carla Cleto

Ruana Padilha

A Arena Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou o atendimento de 199 pessoas no primeiro dia de mutirão no município alagoano de Marechal Deodoro. Com estrutura montada na Orla Lagunar, no Centro, a iniciativa foi um pedido da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro para reduzir a demanda reprimida, em função da pandemia de Covid-19, de pacientes acometidos por doenças crônicas não transmissíveis, que são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelo Programa Melhor em Casa. Os serviços continuam neste domingo (13), das 8 às 16 horas.

Ao todo foram realizadas 43 consultas com cirurgiões vasculares, incluindo troca de curativos por equipe especializada; 32 consultas com clínico geral; 22 consultas com endocrinologista e 56 atendimentos com nutricionista. Também foram registrados 31 exames de ultrassom com Doppler, além de 15 rastreamentos de câncer bucal, com três casos suspeitos durante a ação.

“Hoje eu vim aqui falar com o médico de varizes, pois tenho problemas de artrose e começo de osteoporose.  Era para fazer essa cirurgia há três anos, mas como veio a pandemia não consegui mais fazer. Meus exames perderam a validade e agora tô aqui para fazer de novo e com fé em Deus irei fazer a minha cirurgia. O atendimento está muito bom, tô me sentindo bem amparada”, declarou Maria Cícera da Conceição, de 71 anos, após se consultar com cirurgião vascular.

A aposentada Maria de Fátima Batista, de 67 anos, moradora do bairro Barra Nova comemorou a consulta com o cirurgião geral que aguardava há três meses. “Soube essa semana do mutirão, há três meses que busco atendimento com o cirurgião e não consigo, e hoje já saio daqui com o encaminhamento da cirurgia de vesícula. O serviço aqui está muito bom, estou muito satisfeita! Foi tudo muito rápido, se sempre tivesse o atendimento assim seria ótimo para população”, disse.

Já o artesão Alexandro dos Santos, de 40 anos, procurou atendimento na Arena Saúde em busca de consulta com cirurgião vascular. “Faz alguns anos que fiz a cirurgia vascular, mas não deu certo e desde então busco realizar nova cirurgia e não consigo, falam que só particular. Estou aqui na expectativa que hoje irá dar certo e vou sair daqui com o encaminhamento para fazer a minha cirurgia”, destacou.

A moradora do bairro Ilha de Santa Rita, Dorijane dos Santos, de 61 anos, agradeceu o atendimento recebido no mutirão.  “Eu vim para uma consulta com o médico cirurgião, já estava com o encaminhamento do posto de saúde da Ilha de Santa Rita. O atendimento aqui foi ótimo e aproveitei pra também me consultar com o dentista e fazer uma limpeza bucal. É sempre bom ter uma ação assim, pois as coisas estão sempre muito difíceis e tendo um mutirão da saúde nos dá essa oportunidade de atendimento”, enfatizou.

A gerente de Atenção Básica da Sesau, Alexandra Ludugero, ressaltou a importância da iniciativa para diminuir as demandas reprimidas por causa da pandemia do novo coronavírus. “Com a pandemia houve uma diminuição nos atendimentos eletivos, então os profissionais de atenção primária foram em sua maioria voltados ao atendimento da COVID-19 e com os dois anos que vivemos na pandemia foram aumentando mais as doenças crônicas não transmissível, principalmente, diabetes e hipertensão. Com a diminuição dos casos nós estamos desde novembro do ano passado resgatando esse público”, explicou.