08/02/2024 16:55 | Saúde

Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste intensifica ações de prevenção à violência no carnaval

Ação educativa ocorreu nesta quinta-feira (8), nos corredores e Alas da maior unidade hospitalar do interior do Estado


Nas últimas semanas, a equipe da Área Lilás tem realizado várias ações de orientação sobre violência

José Gabriel / Ascom Sesau


Tony Medeiros / Ascom Sesau

Com a proximidade do carnaval, a equipe multiprofissional da Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, tem intensificado as atividades de prevenção à violência. Além de orientar sobre como prevenir situações de violência, especialmente durante o período festivo, a equipe está dedicando esforços à conscientização de familiares de pacientes do hospital e servidores.

 

De acordo com a coordenadora da Área Lilás, Yanna Albuquerque, o caráter festivo do carnaval favorece situações propícias aos excessos, podendo gerar algumas situações de violência, dentre elas o assédio. "Infelizmente, muitas pessoas confundem o Carnaval como um passe livre e esquecem que o respeito é necessário para uma boa convivência", afirma.




Yanna reforça a importância de entender que "Não é Não", e que qualquer avanço não consentido é considerado assédio. A equipe também faz um alerta à população sobre a importância de denunciar casos de violência, seja através do telefone 180 ou do número de emergência 190.

 

Em casos de assédio, a denúncia é fundamental para que a vítima possa receber o apoio necessário e para que sejam acionadas as redes de proteção e as medidas protetivas. "Estamos disponíveis 24 horas para acolher e apoiar as vítimas de violência, oferecendo todos os serviços hospitalares necessários, incluindo profilaxia em casos de violência sexual”, ressalta a coordenadora.

 

O trabalho da equipe também consiste em encorajar as vítimas a realizar a denúncia combatendo o silenciamento, prática que contribui e incentiva a perpetuação dos casos de abusos naturalizados pela sociedade cotidianamente.


“Estamos sempre com cuidados e atenção para realizar este trabalho que necessita de sensibilidade para acolher, realizar os exames necessários e, ao mesmo tempo, encorajar as vítimas para fazer a denúncia. A Área Lilás tem um compromisso delicado e todos os profissionais estão disponíveis para realizar os procedimentos que possam acalentar pacientes e acionar a rede de proteção”, declarou a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.




Sobre a Área Lilás


A Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste funcionará 24 horas durante o carnaval, com todos os atendimentos necessários para acolher as vítimas de violência que possam necessitar de apoio.