21/12/2023 13:38 | Utilidade Pública

Arapiraca, Junqueiro, São Sebastião, Traipu e Murici ficam com abastecimento comprometido devido à falta de energia

Casal acionou Equatorial, responsável pela rede elétrica; após retorno do serviço, abastecimento voltará de maneira gradativa

Diego Barros / Ascom Casal

O abastecimento de água está comprometido, nesta quinta-feira (21), por conta de faltas de energia em Arapiraca. A interrupção do serviço elétrico afeta a Estação de Tratamento de Água (ETA) desde a madrugada, e por essa razão, todos os bairros da parte alta de cidade estão passando por dificuldades no abastecimento.

A Equatorial, responsável pela rede elétrica, enviou comunicado afirmando que uma equipe técnica foi acionada para atender ao chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para verificar a situação e executar os reparos necessários.

A empresa ressaltou ainda que tem registrado um aumento no número de ocorrências devido aos temporais que atingem o estado, e informa  que já aumentou o número de equipes e se mantém empenhada para atender a todos os chamados.

Junqueiro, São Sebastião e Traipu

Na tarde dessa quarta (20) e manhã desta quinta-feira (21), a captação de água bruta Riachão, localizada em Junqueiro, também ficou paralisada devido a falta de energia. A concessionária foi acionada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e, na manhã de hoje, o serviço foi restabelecido.

Com isso, o sistema que atende Junqueiro e São Sebastião voltou a operar. No entanto, o retorno do abastecimento para as duas cidades ocorrerá de forma gradativa, em razão da recuperação do nível da água na ETA, pressurização das adutoras e redes de distribuição.

Já em Traipu, a falta de energia também comprometeu a captação do sistema individual que atende ao município, no Rio São Francisco. A energia já foi restabelecida, porém, o fornecimento de água tratada da Casal para a concessionária Águas do Sertão está sendo retomada aos poucos.

Murici

Em Murici, os dois sistemas de abastecimento que atendem ao município estão paralisados em razão de faltas de energia que atingem as estações de captação de água bruta. A Casal também acionou a Equatorial. A companhia reforça que, tão logo os sistemas estejam operando, voltará a repassar água para a BRK distribuir aos moradores.