13/12/2022 18:31 | Cultura

Após reunir mais de 12 mil alunos em seis edições, Quartas Eruditas faz última apresentação do ano nesta quarta (14)

Encerramento do projeto em 2022 acontecerá a partir das 15h, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro


Quartas Eruditas fará a última apresentação do ano para uma plateia de mais de 240 alunos de escolas públicas

João Erisson / Ascom Diteal


Paulo Canuto / Ascom Diteal

O clima será de despedida nesta quarta-feira (14), na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro. Isso porque o projeto Quartas Eruditas fará a última apresentação do ano para uma plateia lotada, a partir das 15h. Mais de 240 alunos de escolas públicas são esperados para prestigiar o concerto-didático da Camerata Ero Dictus, que contará com a participação especial do Trio Dellas. O evento é aberto ao público.

 

O projeto, que faz parte de uma parceria da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) com o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), presidido pela pianista Orieta Feijó, está em cartaz desde 2016. A iniciativa chega em 2022 a sexta edição. O Quartas Eruditas precisou ser suspenso nos anos de 2020 e 2021 por causa da pandemia da Covid-19. Ao todo, mais de 12 mil estudantes da rede pública de ensino já participaram da aula-espetáculo.

 

“O Quartas Eruditas é o nosso projeto mais exitoso e eu tenho um carinho todo especial por ele. Por também ser professora, ter uma atividade em nossa casa que une arte e educação, alcançando tantos estudantes, me deixa muito feliz e com um sentimento de dever cumprido. Nada melhor do que terminar esse ano com uma apresentação muito especial”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

 

Além do concerto promovido pela Camerata Ero Dictus, com regência e direção musical do maestro Max Carvalho, o público tem uma verdadeira aula sobre música clássica. São abordadas informações sobre melodia, autores, instrumentos e história do gênero. Para algumas apresentações, o projeto busca levar convidados especiais com o objetivo de aumentar o leque de conhecimento. A participação do trio “Trio Dellas” é um bom exemplo, porque vai trazer no repertório peças de Jacques Ibert, Dmitri Shostakovich e François Doppler.

 

O grupo é formado pelas musicistas Ziliane Teixeira (flauta transversal), Débora Borges (violino) e Soraia Lüders (piano). Ele surge com a proposta de explorar a combinação da sonoridade desses instrumentos promovendo o repertório da música de câmara, buscando contribuir para a produção musical no âmbito acadêmico e cultural de Maceió.

 

“Esta pode ser a última apresentação do ano, no entanto, será apenas um descanso e, em 2023, voltará com ainda mais força para levar arte e educação para as pessoas. Esse é um dos papéis da arte: encantar, mas também formar”, disse Sheila Maluf.

 

Serviço:

O que: Projeto Quartas Eruditas - Edição de Dezembro (Última apresentação do ano)

Quando: Quarta-feira, 14, às 15h

Onde: Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Entrada gratuita