13/02/2023 18:20 | Saúde

Após 3 meses internado no HEA, ex-paciente agradece atendimento humanizado

Em vídeo, Adriano da Silva, que é professor, mostra como foi tratado e se recuperou de múltiplos abscessos intracranianos

Adriano está com saúde cuidadando do filho de de dois anos

Arquivo de Família

Tony Medeiros / Ascom Sesau

Quem vê o sorriso de Adriano da Silva, de 38 anos, não imagina o sofrimento recente na vida do professor. Justamente para comemorar a recuperação, Adriano é o personagem principal de um vídeo que mostra o antes e o depois de um período muito difícil na vida dele e que pode ser visto no instagram @heagreste .

As imagens foram enviadas à Gerência do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, como forma de reconhecimento e agradecimento pela humanização no tratamento e acolhimento no período de quase três meses em que esteve internado na instituição, onde foi tratado e se recuperou de múltiplos abscessos intracranianos.

"O vídeo mostra como recebi o atendimento maravilhoso, minha recuperação e meu retorno para casa. É um presente para lembrar de como fui tão bem acolhido no Hospital de Emergência do Agreste", explicou.

O caso

Adriano sentia fortes dores de cabeça que chegaram a fazer com que os familiares desconfiassem de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os exames mostraram a existência de múltiplos abscessos intracranianos. "Eram dores insuportáveis na cabeça. Havia a suspeita de ser AVC", relata o professor.

Adriano da Silva foi acolhido no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Em quase três meses internado, ele ressalta a dedicação dos profissionais da saúde para que ele se recuperasse o mais rápido possível.

"Eu pensei que iria ficar de cadeira de rodas ou de cama. Imaginava que não iria me recuperar completamente. Mas os profissionais de plantão e a equipe do projeto Preparando a Volta para Casa foram sensacionais, assim como todo o atendimento neste período em que fiquei internado", explicou.

A equipe multidisciplinar do projeto colocou à disposição de Adriano uma atenção com profissionais de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e assistência social, enquanto, ao mesmo tempo, ele recebia o acolhimento da equipe de neurocirurgia.

"Ficavam sempre me incentivando a fazer fisioterapia, a fazer os exercícios da fono, e me mostraram que eu teria minha vida de volta quando recebesse alta médica. Conversaram com meus familiares e também fizeram crer que eu retornaria para casa e que as coisas não seriam tão drásticas quanto todos imaginávamos", afirmou Adriano.

Casado com Jéssyca Karlla, pai de Raul Pedro, de 6 anos, e José Henrique, de 2 anos, Adriano se preocupava em como poderia acompanhar o crescimento das crianças. "Foi muito duro passar por tudo isso. Pensava na minha esposa, nos meus filhos, no crescimento deles. Mas a Mônica sempre me falava que esta vontade de vê-los bem iria me ajudar na recuperação". explicou fazendo referência à psicóloga Mônica Leal, coordenadora do Projeto Preparando a Volta para Casa, que é resultado de parceria entre o HEA e o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Foram quase três meses neste processo de acolhimento e humanização no tratamento, até que Adriano recebeu alta médica em setembro de 2021. Perto dos filhos, em casa na comunidade Baixa da Onça, continuou a fisioterapia até garantir, nove meses depois, o retorno ao trabalho na escola Maria Cleonice Barbosa de Almeida, no conjunto Brisa do Lago, em Arapiraca.

Casamento

Adriano resolveu fazer uma revolução: depois de cinco anos de casado no civil, formalizou, no religioso, o relacionamento com Jéssyca Karlla. "Graças a todo o incentivo dos profissionais do Hospital de Emergência, pude voltar para casa e fazer mudanças na minha vida. Minha família tem sido maravilhosa!!", salientou.

"Mesmo depois de todo este tempo ainda lembro com muito carinho dos profissionais que me ajudaram tanto", afirmou.

"O vídeo é emocionante. Há imagens dele participando das sessões de fisioterapia, depois em casa, na companhia da família, com os filhos. É com muito orgulho que a gente observa o quanto nossos profissionais foram e são importantes e marcantes na vida de tanta gente. O Hospital de Emergência tem esta excelência no atendimento. Ficamos todos muito felizes com a recuperação do Adriano e honrados em receber um vídeo tão emotivo", ressaltou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, gerente do HE do Agreste.