10/05/2024 15:23 | InfraestruturaPrimeira Infância

Ao lado de Lula, Paulo Dantas participa de entrega de apartamentos e destaca ações sociais

Governador enfatizou que tem trabalhado para realizar parcerias com todas as prefeituras

Renan Filho, Lula e Paulo comemoram a conclusão das 914 unidades habitacionais

Thiago Sampaio e Pei Fon

Rafael Maynart e Nigel Santana

O governador Paulo Dantas participou ao lado do Presidente Lula nesta sexta-feira (10) da entrega de 914 unidades do residencial Parque da Lagoa, no Vergel, em Maceió. O conjunto foi construído com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Os ministros Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Renan Filho (Transportes) estiveram no evento.

Paulo destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições para proporcionar às famílias que se livrem das moradias em condições de vulnerabilidade, do aluguel, e passem a residir em casas e apartamentos seguros, com toda a estrutura necessária para uma boa convivência e desenvolvimento humano. Cerca de 5 mil participaram da solenidade.

“As habitações do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, proporcionam o desenvolvimento humano e econômico. As pessoas deixam de pagar o aluguel para residir em uma casa própria, com melhores condições, se distanciando cada vez mais das situações de vulnerabilidade. No desenvolvimento econômico, o programa implantado pelo governo do presidente Lula gera empregos, renda e fomenta a indústria da construção civil”, destacou.

CRECHES
O governador destacou, ainda, que as ações estaduais contribuem decisivamente para que as famílias que irão residir no Parque da Lagoa tenham políticas públicas, como a ofertas de vagas nas Creches CRIA, construídas com os recursos do Tesouro Estadual.

“Vamos construir 16 Creches CRIA em Maceió e solicitamos da prefeitura a doação desses terrenos. Construir e entregar creches representam mais vagas para os filhos destas mães, mais desenvolvimento, mais investimento no futuro das crianças, que terão a oportunidade de viver nesta, que é sim, a Maceió do futuro. O que a prefeitura de Maceió precisar, o Governo de Alagoas está à disposição”, garantiu.

Ainda na área da Educação, Paulo reforçou que o Governo vai construir 200 creches, com capacidade total para mais de 40 mil vagas, gerando também mais de 10 mil empregos para os alagoanos. Por fim, o governador reiterou que conta com o apoio integral do governo Lula para o aporte de recursos que serão destinados em diversas áreas, a exemplo da educação, saúde (construção e entrega de hospitais em Palmeira dos Índios, Arapiraca e região metropolitana), turismo e regularização fundiária.

“Alagoas cresce economicamente porque agimos com responsabilidade fiscal e social. Somos o estado que mais gera emprego. Em 2023, Alagoas mais turistas nacionais e internacionais chegaram aqui. Temos investido em educação e a saúde também já está inclusa no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] Seleções. Isso quer dizer que temos recursos empenhados para construção de hospitais. Assim como o presidente Lula, também dialogamos com os movimentos sociais e estamos trabalhando pela regularização fundiária”, assegurou o governador.

MAIS TRABALHO

Emocionado após entregar as chaves para uma família liderada por uma marisqueira,  o presidente Lula garantiu que em agosto retornará a Maceió para entregar as demais casas do residencial e ainda defendeu a conciliação. “O momento que o Brasil está passando é de união de esforços para fortalecer o Brasil. Estamos todos unidos, neste momento, ajudando as famílias do Rio Grande do Sul. E vamos manter essa união para ajudar o Brasil, porque juntos somos mais fortes”, concluiu.

Também participaram do evento o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor; os deputados federais Rafael Brito, Isnaldo Bulhões, Paulão, Luciano Amaral e Marx Beltrão; os deputados estaduais Alexandre Ayres e Silvio Camelo; o prefeito João Henrique Caldas, além de secretários estaduais e outras autoridades.