08/11/2022 15:40 | Saúde

Aniversário de 1 ano: UPA de Jaraguá realiza mais de 44 mil atendimentos

Construída e gerenciada pelo Governo do Estado, a unidade é referência em atendimento clínico, ortopédico, pediátrico e odontológico


UPA do jaraguá foi Inaugurada no dia 8 de novembro do ano passado


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Referência na assistência humanizada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaraguá, em Maceió, registrou 44.644 atendimentos no primeiro ano de funcionamento. Inaugurado no dia 8 de novembro do ano passado, o equipamento de saúde contabilizou 20.224 atendimentos clínicos, 2.793 pediátricos, 1.056 ortopédicos, 224 odontológicos e 20.347 atendimentos de síndromes gripais.


Classificada como tipo III e gerenciada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a UPA de Jaraguá atende os moradores do 1º Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras. A UPA de Jaraguá funciona 24 horas por dia e atende a casos de urgência e emergência, como hipertensão, febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto.


De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a UPA de Jaraguá é um exemplo de resolutividade na saúde pública. “Prestando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade, as UPAs asseguram assistência pré-hospitalar, deixando para os hospitais, como o HGE [Hospital Geral do Estado], apenas o atendimento de casos graves, como os traumas, por exemplo”, salientou.


Proximidade


Morador do bairro Poço, Audênio César, de 62 anos, esteve na UPA de Jaraguá nesta terça-feira (8) e disse que a unidade só trouxe benefícios para quem reside em Maceió. “Realmente a UPA está de parabéns! Fui muito bem atendido e acho superimportante essa unidade, porque ela está localizada próximo do bairro onde moro, e isso facilita na hora de procurar atendimento médico”, disse.


Já a dona de casa Amélia Nascimento, de 30 anos, procurou atendimento pediátrico para o filho, Ruan Gabriel, de dois anos, e ressaltou que a assistência recebida na UPA de Jaraguá foi ágil. “Essa é a segunda vez que venho buscar atendimento aqui na UPA e gostei muito. Foi muito tranquilo e rápido”, destacou.


Atendimento Humanizado


A diretora da UPA de Jaraguá, Maryana Costa, ressaltou a garantia de atendimento humanizado para os pacientes e destacou a equipe multidisciplinar como marco da gestão. “É um momento gratificante, celebrar o aniversário da UPA. Há um ano estamos trabalhando para garantirmos atendimento humanizado para todas as pessoas que passaram por aqui. A UPA e seu quadro de profissionais merecem todas as homenagens neste dia, pois sem eles não conseguiríamos desenvolver esse trabalho de qualidade para população”, salientou.