09/01/2024 16:20 | Saúde

Ambulatório Denilma Bulhões realiza mais de 85 mil atendimentos em 2023

Unidade assegurou a assistência intermediária entre a atenção primária e a alta complexidade na região mais habitada da capital alagoana


A unidade possui 14 leitos de observação e dois para casos de emergência

Carla Cleto / Ascom Sesau


Daniel Tavares / Ascom Sesau

Localizado no bairro Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, o Ambulatório Denilma Bulhões, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou 85.374 atendimentos e procedimentos durante o ano de 2023. A unidade assegurou a assistência intermediária entre a atenção primária e a alta complexidade na região mais habitada da capital alagoana.

 

Desse total, o ambulatório, que funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia, atendeu a 69.643 casos clínicos e fez 15.731 atendimentos pediátricos, conforme a Gerência de Assistência Pré-Hospitalar (GAPH). Para efeito de comparação, a unidade atendeu 74.347 pessoas em 2022. Portanto, houve um aumento de 14.83% na quantidade de procedimentos realizados pelos profissionais da saúde no ano passado.




O coordenador de Gestão de Pessoas do Ambulatório Denilma Bulhões, Cícero Miguel, explicou que a unidade ambulatorial realiza consultas médicas, além de trocas de sondas e suturas. “Essa unidade funciona desde a década de 1990 e muita gente já foi salva aqui. Mesmo com a abertura de outras unidades, os moradores da região seguem procurando a gente aqui, até pela agilidade no atendimento que temos”, disse.

 

Cássia Ellen Ferreira é moradora do Benedito Bentes e foi até o Ambulatório Denilma Bulhões para buscar atendimento para os filhos. A dona de casa disse que sempre costuma procurar a unidade quando precisa de auxílio médico rápido na região. “Já cheguei aqui muito mal aqui e fui atendida rapidamente. Os profissionais são atenciosos e a gente se sente bem acolhida quando mais precisa”, contou.

 

Agosto foi o período mais movimentado na unidade no ano passado, com 7.906 pessoas atendidas, entre adultos e crianças. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o número de atendimentos atesta o alto poder de resolutividade da unidade.


“Os Ambulatórios 24 Horas, como o Denilma Bulhões, prestam assistência pré-hospitalar com agilidade e asseguram aos usuários do SUS um atendimento de qualidade. Prova disso é que a população que mora na região do Benedito Bentes confia no trabalho realizado por lá e segue procurando a unidade quando precisa”, destacou o titular da pasta.


A unidade possui 14 leitos de observação e dois para casos de emergência, onde os pacientes recebem o primeiro atendimento e são encaminhados para hospitais de referência. O coordenador-geral do Denilma Bulhões, Carlos Barbosa, explicou que o ambulatório passou por uma reordenação de fluxo para atender de forma ágil e a mais pacientes. ”Buscamos sempre otimizar o nosso atendimento. Hoje somos uma unidade bastante procurada, tendo em vista a quantidade de habitantes aqui na região do Benedito Bentes, e a sociedade tem uma credibilidade muito grande no trabalho feito aqui”, contou.




O médico generalista Lucas Matheus, que atende no Ambulatório Denilma Bulhões, explica que realiza mais de 60 atendimentos por dia. “A maioria é queixa simples, como diarreia, o paciente vomitando, pequenos traumas que precisam de sutura ou pontos. Quando chega algum caso mais complexo, a gente faz o primeiro atendimento e encaminha para uma unidade de referência”, afirmou o profissional .


A dona de casa Maria Lúcia, de 63 anos, levou uma queda enquanto andava com a neta e conta que buscou o atendimento do Ambulatório Denilma Bulhões pela primeira vez. “Fui atendida muito bem. O médico foi muito atencioso comigo e vou lembrar dessa unidade quando precisar outras vezes”, comentou a idosa.