10/04/2023 17:56 | Saúde

Ambulatório de Endometriose registra 59 atendimentos no primeiro mês de funcionamento

Unidade funciona no Hospital da Mulher, conta com equipe multiprofissional e acesso se dá por meio das UBSs, que agendam pelo Sisreg


Ambulatório Alagoano de Endometriose funciona no Hospital da Mulher

Pei Fon / Agência Alagoas


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Ambulatório Alagoano de Endometriose recebeu 59 pacientes em seu primeiro mês de funcionamento. O serviço começou no dia 8 de março e funciona no Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, no bairro Poço, em Maceió, oferece atendimento multiprofissional, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.


O acesso ao serviço se dá pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), que realizam o agendamento por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). O atendimento acontece uma vez por semana e assiste 24 pacientes por dia.


A endometriose é uma doença que afeta o tecido de revestimento interno do útero, chamado de endométrio, que se implanta e cresce em outros órgãos, como ovários, trompas, bexiga e intestinos. Ela também se caracteriza pelas células que respondem a hormônios femininos, como o estrógeno e a progesterona, também responsáveis pela menstruação.


O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da unidade para o tratamento completo das mulheres acometidas com endometriose. “É fundamental que as pacientes tenham um acompanhamento multiprofissional, visando sempre minimizar os impactos da doença”, disse o gestor da saúde estadual.