07/07/2023 17:33 | Tecnologia e Inovação

Alunos do Sesi/Senai concluem iniciação científica com apoio do Governo de Alagoas

Secti e Fapeal apresentaram oportunidades de empreendedorismo e avaliaram os projetos inovadores de estudantes das escolas do Benedito Bentes e Cambona

Pesquisadores do Pibic Jr. Sesi/Senai/Fapeal apresentam Seminário

João Monteiro, Tárcila Cabral, Naísia Xavier / Ascom

Naísia Xavier - texto

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) e o Serviço Social da Indústria em Alagoas (Sesi) promoveram o Seminário Final do Programa Pibic Jr, na quinta-feira (6), na Escola de Referência Robson Braga de Andrade. O encontro teve como objetivo avaliar os resultados do programa de iniciação científica no ensino médio, com foco em empreendedorismo e inovação, formatado especificamente para o perfil dos alunos da rede Sesi/Senai Maceió, nas escolas do Cambona e Benedito Bentes.

A convite da Fapeal, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) participou da abertura do evento, junto a gestores e docentes das escolas. Laura Gusmão, coordenadora de negócios inovadores da Secti, apresentou as oportunidades de capacitação e empregabilidade do Programa ÔxeTech e do Centro de Inovação de Jaraguá, que conta com espaço de coworking público 24 horas, de interesse para quem está começando a empreender, que é o caso desses estudantes.

No evento, aproximadamente 50 alunos participantes de oito projetos e seus professores orientadores apresentaram os resultados para a banca avaliadora convidada pela Fapeal, composta pelo professor mestre João Geraldo Lima e pela professora mestra Kathia Rebelo, do Núcleo de Inovação e Tecnologia e da Incubadora Empresarial Tecnológica do Centro Universitário Cesmac, respectivamente.

“Perceber o tamanho da preparação que a gente consegue proporcionar a esses jovens, junto com esses parceiros, é muito importante. Além das competências que são cognitivas, técnicas, éticas, existem as competências socioemocionais, que eles desenvolvem muito bem. E não só no trabalho em equipe, mas a nossa sociedade está muito rápida, e a iniciação científica traz uma perspectiva de validar também o processo, e não só o resultado. Essa geração precisa criar oportunidades de vivenciar isso”, comentou Dayse Teixeira, diretora da Escola Sesi Cambona.

“O resultado foi uma grata surpresa. Além das inovações, esses estudantes receberam inúmeras premiações locais e nacionais, e tiveram trabalhos selecionados até para participações internacionais”, destaca Lisandra Pereira, coordenadora de bolsas da Fapeal.

“Eles apresentaram uma evolução clara nos resultados, desde o seminário parcial de avaliação realizado há seis meses”, observou Ábia Marpin, colaboradora da Fapeal, responsável pelo acompanhamento de projetos de iniciação científica. Os projetos tiveram duração de um ano.

“Esse projeto lindo realizado em parceria com a Fapeal leva os estudantes a pensarem cientificamente, a buscarem soluções, a testarem soluções, que vão beneficiar a sociedade. Esta é a função e o objetivo dos projetos, e isso tem uma grande importância. É através do pensamento crítico, da pesquisa, da iniciação científica, da busca para solucionar problemas reais e contemporâneos, é isso que faz a sociedade se desenvolver e ir melhorando, inclusive organicamente”, comentou Alessandra Damacena, diretora da Escola Sesi do Benedito Bentes.

Experiências e Aprendizados

Além disso, os estudantes também tiveram a oportunidade inédita de ganhar mais insights sobre a viabilidade de transformar suas ideias em negócios graças aos comentários do Mentoring Team, um time de profissionais de mentoria que atua no CIPT Jaraguá, atendendo exclusivamente às empresas selecionadas nos editais de negócios inovadores e Economia Criativa lançados pelo Governo de Alagoas, especialmente nas colaborações Secti/Fapeal e Sesi/Senai.

A coordenadora do Team, Renata Barreto, comenta: “como Mentoring, eu acredito que é assim que a gente vai fazer com que mais empresas inovadoras apareçam, cresçam e que tenhamos novos perfis de empreendedores, mais preparados e mais crentes de que é possível”.

Participaram os mentores Amaury Nogueira, da área de Tecnologia da Informação , Rhafaella Karlla, do campo Administrativo e Financeiro e os assistentes Ana Licia Bispo e Thiago Meireles.