09/03/2023 16:39 | Educação

Alunos de escola estadual participam de pesquisa nacional sobre uso das redes sociais

Pesquisadores selecionaram unidades que são referência no ensino médio, em cinco estados brasileiros, para a aplicação do estudo


Em contato com os estudantes, os pesquisadores conhecem sobre seus hábitos na web e as habilidades e competências que desenvolvem nesse consumo

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea, sob supervisão

Estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Cepa, em Maceió, receberam uma visita especial nesta semana. A unidade foi selecionada pela equipe do projeto “Letramento Transmídia”, para a segunda etapa de uma pesquisa de abrangência nacional que pretende investigar o uso das mídias sociais entre os adolescentes do Ensino Médio. Em Alagoas, a pesquisa está sendo conduzida por professores e estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com as universidades federais da Bahia, Sergipe, Brasília e Goiás.

 

A Escola Princesa Isabel foi escolhida com base em seu protagonismo na rede estadual aliado a outros fatores, como número de alunos matriculados, origem dos estudantes e modalidade de ensino integral. Esse recorte foi feito considerando o fato de que os jovens com idade entre 16 e 24 anos são os que mais acessam as redes sociais. Dessa forma, os pesquisadores buscaram entender como esse público, dentro do ensino médio, está aprendendo com as mídias. Outro objetivo é saber como essas ferramentas podem ser incorporadas ao processo de ensino e aprendizagem.

 

“Queremos tentar mapear o que é que esses jovens estão fazendo com as mídias, as habilidades e competências que estão desenvolvendo a partir desse consumo. E esse olhar para a escola pública traz diversos elementos para que a gente pense o uso das mídias sociais por esse público, que, muitas vezes, não é muito visto pelas pesquisas em geral. Então, a escola foi selecionada por ser uma unidade de referência aqui no estado, concentrando essas características que nós procuramos na pesquisa”, relatou Vitor Braga, professor de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

 

Por meio de questionários, entrevistas e oficinas, os pesquisadores conheceram os hábitos dos estudantes, a fim de coletar dados e informações sobre o perfil de consumo dos jovens na web. Os alunos da Princesa Isabel, portanto, representarão os dados de Alagoas na pesquisa.

 

E como consequência desse trabalho científico, o projeto também pretende elaborar materiais para uma futura formação de professores, bem como orientar a formulação de novas políticas públicas voltadas à educação.

 

“A partir dessa investigação, também poderemos trazer instrumentos capazes de proporcionar avanços para a escola, a exemplo de estratégias de ensino mais dinâmicas, a fim de que todos façam uso dessas tecnologias no contexto da sala de aula. O objetivo é permitir uma aprendizagem de forma mais interessante e instigante”, completou o pesquisador.

 

Em sua primeira etapa, a pesquisa de campo do projeto foi realizada em Sergipe. Alagoas foi o segundo estado contemplado, com Bahia, Brasília e Goiás vindo na sequência. A pesquisa “Letramento Transmídia” é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Edital Universal (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Universal).