31/07/2023 17:20 | Educação

Alunos da rede estadual de Maceió participam de aulão preparatório para o Enem

Ação da Secretaria de Estado da Educação reuniu 2.500 estudantes no Centro de Convenções

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Rafaella Ramos e Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Dois mil e quatrocentos estudantes das escolas estaduais de Maceió lotaram o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções) nesta segunda-feira (31), para o quarto aulão preparatório do Programa Foca no Enem. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a ação contou com a presença das escolas da 1ª e 13ª Gerências Especiais de Educação que, além do Enem, também participarão da aplicação da prova do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb).

“Fazer um curso superior vale muito a pena, e, por isso, estamos dando todo o apoio necessário para que nossos estudantes tenham um bom desempenho na prova do Enem”, destacou o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.

Os estudantes participaram de aulas dinâmicas e resolução de questões de matemática, física, linguagens e geografia. No dia 7 de agosto será a vez dos estudantes das cidades de Rio Largo e Pilar receberem o aulão do Foca no Enem.

Ferramentas de estudo

Além dos aulões presenciais, os alunos da rede estadual terão outras plataformas de estudos para o exame. Na abertura do aulão de Maceió foi divulgado que, a partir desta terça-feira (1°), a Seduc vai promover, sempre às 19h, aulas ministradas ao vivo pelos professores da rede estadual e transmitidas pelo canal do Programa Foca no Enem no Youtube (Foca no Enem - AL). As lives também ficarão salvas para serem acessadas posteriormente.

Outra ferramenta é a plataforma Hora do Enem, uma realização da Organização Arnon de Mello (OAM) e do Governo de Alagoas, com o apoio da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O espaço virtual, hospedado no portal Gazetaweb (https://www.gazetawebhoradoenem.com/) é 100% gratuito e conta com videoaulas, exercícios, simulados, e-books e diversos outros conteúdos voltados ao exame. Além do portal Gazetaweb, é possível acompanhar as aulas aos sábados e domingos, na TV Mar (Canal 525 da Net/Claro).

“É importante que nossos alunos estejam cada vez mais focados nas avaliações, e que obtenham êxito. É preciso tornar leve o processo de aprendizagem’’, disse Daniel Marinho, secretário-executivo de Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios.

Organização nas escolas

De acordo com a gerente especial para Exames do Ensino Médio, Danielly Verçosa, todas as escolas da grande Maceió participaram deste momento. “Além dos aulões, nós também orientamos que as escolas realizem seus próprios preparatórios. Assim, os alunos ficam munidos ainda mais de informação para que consigam a aprovação tão sonhada’’, explicou.

É o caso da Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, que todas as sextas-feiras promove ações voltadas ao exame. “Nossos professores já trabalham o Enem em suas aulas, mas, agora, vamos intensificar os aulões e os simulados, sem esquecer o apoio emocional aos nossos estudantes. Para isso, fizemos uma parceria com uma psicóloga amiga da escola para fazer esse atendimento e dar um suporte para os alunos”, afirmou a diretora Joseane Martins.

A coordenadora pedagógica Janaína Oliveira, por sua vez, lembra que a escola teve 100% de seus alunos concluintes inscritos no Enem. “Foram 105 estudantes das nossas três turmas de 3ª série do ensino médio inscritos no exame. Esses jovens terão todo o apoio pedagógico e emocional para o dia da prova”, assegurou.

No último dia 14, inclusive, a escola fez uma parceria com o Clube do Fera para uma aula de ciências humanas e redação. Com larga experiência no preparo de estudantes para a redação, o professor Thalles Barros deu dicas para o dia da prova.

“É preciso dominar a parte estrutural e a gramática, mas, também, estar atualizado com o que se passa no mundo. Para isso, basta acompanhar telejornais, podcasts e desenvolver seu senso crítico. Nos últimos anos, o tema da redação sempre esteve relacionado a algum fato ocorrido entre o segundo semestre do ano anterior e o primeiro semestre do ano atual”, alertou o professor.

E o aulão contou ainda com um trote, momento em que os alunos se vestiram como personagens do filme “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola. Caracterizado como Vito Corleone, o estudante Gustavo da Mata aprovou a iniciativa.

“Além da diversão que é assistir ao filme, também aprendemos muito sobre a história recente”, relata o jovem, que concorre a uma vaga no curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Os aulões são um investimento em nosso futuro”, reforçou.