21/12/2022 18:25 | Educação

Alunos da rede estadual conquistam 25 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Em Alagoas, as escolas públicas e privadas somaram 93 medalhas

Amon Chalegre , medalhista de bronze pelo Moreira e Silva

Ana Paula Lins e Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

A rede estadual de ensino de Alagoas conquistou 25 medalhas na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, o Estado conseguiu 93 medalhas com alunos de escolas públicas e privadas, sendo dois ouros, 17 pratas e 74 bronzes. A lista dos medalhistas e demais premiados foi divulgada na terça-feira passada (20), no site da OBMEP (www.obmep.org.br).

Das 25 medalhas conquistadas por alunos da rede estadual, três são de prata e 22 foram de bronze. Além disso, também foram premiados dois professores e oito escolas. A premiação da edição 2022 da OBMEP deve acontecer no segundo semestre de 2023.

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Roseane Vasconcelos, celebrou o resultado que, para ela, é consequência da qualidade de ensino da rede pública. Ela ressaltou que, dentre os estudantes premiados, dez são de escolas de ensino integral.

“Isso equivale a 40% do total dos premiados, o que comprova a eficácia desse modelo de ensino que, nos próximos anos, vai se expandir ainda mais, com a nova política implantada pelo governador Paulo Dantas, aumentando em R$ 50, o valor do bolsa-frequência do Cartão Escola para esta categoria de ensino em tempo integral”, disse a secretária.

“A OBMEP é uma olimpíada importantíssima, por estimular o interesse pela Matemática, descobrir talentos da área e fortalecer a formação de professores, além de somar aos programas de recomposição que já executamos na Seduc para fortalecer a aprendizagem. Este resultado é fruto do empenho dos estudantes, seus professores e escolas, os quais parabenizo”, completou Roseane Vasconcelos.

O coordenador da OBMEP, em Alagoas, Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), disse que a premiação é uma conquista que merece ser celebrada. “Para se ter ideia, em um universo de 18 milhões de inscritos, 1 em 2.770 vai ganhar uma medalha de bronze, 1 em 9.000, uma medalha de prata e 1 em 36.000, uma medalha de ouro. E mesmo a Menção Honrosa merece ser festejada, pois 1 em cada 340 inscritos vai conquistá-la. A partir de 2023, os medalhistas participarão de programas de iniciação científica com direito à bolsa”, explicou.

OBMEP

A OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em todo o Brasil, mais de 18 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da competição.  Em Alagoas, é coordenada pela Ufal e conta com o apoio da Seduc, Secretarias Municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino. O Estado registrou participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas na edição 2022.

Premiados - Confira a lista completa dos premiados da rede estadual:

MEDALHA DE PRATA

Cláudia Emanuelly Soares Santos – Colégio da Polícia Militar Tiradentes -Unidade Arapiraca;

Mariana Lins dos Santos – Escola Estadual Fernandes Lima – Maceió;

Nicolas Lopes de Araújo – Escola Estadual Dr. Jorge de Lima – União dos Palmares

MEDALHA DE BRONZE

Nathally Felisberto de Freitas – Escola Estadual Fernandes Lima – Maceió;

Alisson Moura dos Santos – Escola Estadual Fernandes Lima – Maceió;

Gabriel Rodrigues Ferreira – Escola Estadual Maria Salete Gusmão de Araújo – Maceió;

Clara Beatris de Lima – Escola Estadual Jornalista Raul Lima – Maceió;

Pedro Henrique Vasconcelos Neves – Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque – Maceió;

Paulo Diego Vasconcelos Neves – Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque – Maceió;

Henrique Braga Mesquita – Escola Estadual Professora Maria José Loureiro – Maceió;

Marcelo Venâncio Lopes da Silva – Colégio Tiradentes da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Maceió;

Amon Chalegre Gomes Vanderlei – Escola Estadual Moreira e Silva – Maceió;

Emanuel Felix Monteiro – Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcante Silva – Maceió;

Anderson Renato Martins Soares – Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Arapiraca;

Letícia Bispo de Lima - Colégio da Polícia Militar Tiradentes – Unidade Arapiraca;

Joab W. Alves Petuba – Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti – Arapiraca;

João Vitor Silva Queiroz Oliveira – Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti- Arapiraca;

Sandrielly Karla da Silva Farias - Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti- Arapiraca;

Wemilly Tawane Macena Santos – Escolas Estadual Adriano Jorge- Arapiraca;

Nicolas Lorran Simplício de Lima – Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva – Arapiraca;

Davison Gabriel Monteiro de Farias- Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa – Arapiraca;

Samuel de Oliveira Silva Santos – Escola Estadual Costa Rêgo – Arapiraca;

Levy Vinicius Gama Lima – Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição – Lagoa da Canoa;

Samir Gomes de Sá – Escola Estadual Monsenhor Sebastião Alves Bezerra – Água Branca;

Agnnos Nobre Barbosa Maciel – Escola Estadual Professora Laura Chagas – Santana do Ipanema;

PROFESSORES PREMIADOS

José Cícero Barros da Silva – Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti – Arapiraca;

Rodrigo Costa – Escola Estadual Moreira e Silva – Maceió.

ESCOLAS PREMIADAS

Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva – Arapiraca;

Escola Estadual Fernandes Lima – Maceió;

Escola Estadual Professor Silvério Lins- Mar Vermelho;

Escola Estadual Belarmino Vieira Barros – Minador do Negrão;

Escola Estadual Manoel de Matos – Santana do Mundaú;

Escola Estadual Dr. Jorge de Lima – União dos Palmares;

Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva – Jundiá;

Escola Estadual Professor Aloisio Ernande Brandão – Santana do Ipanema.